Nos próximos dias, os estados do Sudeste terão tempestades com chuvas volumosas, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). O órgão também emitiu alerta para possíveis ventanias, especialmente em regiões de São Paulo.
Recentemente, os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul enfrentaram tempestades com graves consequências. No estado fluminense, por exemplo, 12 pessoas morreram devido aos eventos climáticos.
Agora, o clima do final de semana será influenciado pelo aumento de umidade e pela intensificação da baixa pressão na região. Os ventos e as altas temperaturas do verão também contribuem para a instabilidade do tempo.
Locais afetados
De acordo com o INMET, o único estado do Sudeste que não vai sofrer com tempestades nos próximos dias é o Espírito Santo. Minas Gerais será afetada no centro metropolitano e na Zona da Mata, com chuvas entre 70 e 90 milímetros, especialmente no domingo (21).
Em São Paulo, o sábado deve ser chuvoso na capital, no leste do estado e em partes do litoral. No domingo, a chuva será mais pesada no litoral norte. Em geral, o instituto prevê precipitações entre 80 e 100 milímetros no centro metropolitanos e de 180 a 200 milímetros na região costeira.
Além disso, ventos também atingem o estado paulista, com velocidade entre 71 e 90 quilômetros por hora. Por isso, o INMET alerta para o risco de queda de árvores.
Já o Rio de Janeiro enfrentará tempestades com chuvas e ventos fortes no sul do estado e na região serrana. Assim como em São Paulo, há alertas para estragos: pode chover granizo, há risco de alagamento e a ventania pode causar queda de árvores e da energia elétrica.
Por outro lado, mesmo com chuva, o clima continua quente em todos os estados, com aquela sensação de abafamento.