Atualmente, você pode fazer chamada de vídeo usando o Facebook, o WhatsApp, o Duo, entre outros programas. O mais novo app a aderir à videoconferência é o Instagram, que liberou o recurso nesta terça-feira (26) para iOS e Android.

A nova funcionalidade fica no Direct, a área do Instagram em que é possível trocar mensagens com outros usuários da rede. Lá, aparecerá um ícone de vídeo. Basta tocar e iniciar a chamada em vídeo. O interessante é que, mesmo durante a videoconferência, o usuário poderá enviar mensagens e fotos via Direct ou mesmo navegar pelo feed.

Instagram quer usar vídeos verticais para atacar hegemonia do YouTube

Basicamente, será possível iniciar uma videochamada para qualquer pessoa com quem você já teve uma conversa via Direct. Mesmo assim, caso você não queira mais ter contato com a pessoa, é possível bloquear.

Crédito: Divulgação

Junto com o anúncio, o Instagram também revelou uma aba de exploração mais organizada. Ao tocar no ícone de lupa, o usuário poderá ver posts personalizados e divisões, como arte, esportes, viagem e animais. Caso você não goste de algum desses agrupamentos de posts, basta acionar a opção “Mute”.

Crédito: Divulgação

Outra novidade do app é que a função Stories ganhou novos efeitos de câmera personalizados. Caso você, por exemplo, siga a página da NBA, ao clicar no ícone de rosto no lado direito inferior, você receberá um efeito em que é possível fazer uma enterrada num garrafão da liga de basquete norte-americana. Esses filtros personalizados serão ativados para quem segue o perfil do Buzzfeed e da cantora Ariana Grande, por exemplo.

É impressionante como parece que o Facebook tem investido muitas fichas no Instagram. Quase todos os meses a rede social recebe algum tipo de recurso ou capacidades novas. Só neste mês, a gente já teve o IGTV e ainda a companhia liberou a possibilidade de fazer compras nos Stories.

Em uma matéria recente, a Bloomberg estimou que o Instagram tenha sido a aquisição feita pelo Facebook que mais valeu a pena. O app foi adquirido por US$ 1 bilhão. Agora, de acordo com a publicação norte-americana, a rede tem valor de mercado que ultrapassa os US$ 100 bilhões. Um retorno 100 vezes maior. Nada mal, né?

[Instagram]

Imagem do topo por Phil Desforges/Unsplash