_Instagram

Instagram perguntará idade de usuários para tornar rede mais segura para menores

O Instagram passará a exigir a idade de novos usuários para tentar tornar a rede um ambiente mais seguro, sobretudo para menores.

Capturas de telas do app do Instagram em um fundo colorido

Instagram

Nas redes sociais têm de tudo um pouco, e isso pode ser um problema para essas plataformas, pois querendo ou não, elas podem mostrar conteúdos e comportamentos impróprios para menores de idade. Apesar de estar por aí desde 2010, só agora, a partir desta quarta-feira (4), que o Instagram começará a exigir data de nascimento para quem for abrir uma conta na rede.

Como pontua a agência de notícias Reuters, até o momento, o Instagram, tirando circunstâncias limitadas, não exigia que os usuários dissessem que eles tinham pelo menos de 13 anos.

Sendo mais preciso, a rede só exigia informações de idade quando usuários mesclavam o perfil do Facebook e do Instagram ou para que moradores da União Europeia identificassem se tinham pelo menos 18 anos ou não.

Segundo o Instagram, a decisão não tem relação com direcionamento de propaganda, mas por segurança mesmo, em “permitir criar experiências mais apropriadas de acordo com a idade dos membros da comunidade”. Então, “saber a idade das pessoas no Instagram é uma parte importante do trabalho que estamos fazendo para manter os jovens seguros”.

Apesar de não ter citado em seu comunicado, outra razão que pode ter motivado a rede a fazer isso, segundo a Reuters, tem relação com legislações ao redor do mundo sobre segurança e privacidade de crianças.

Além deste recurso de verificação de idade, o Instagram também informou que implementará um novo sistema de privacidade, que bloqueará mensagens de pessoas que o usuário não segue e impedir a entrada em grupos de conversas.

A primeira funcionalidade pode ser especialmente útil para impedir stalkers, enquanto a segunda ajuda a impedir spammers de criarem grupos de conversa para promover urls esquisitas.

Esta última funcionalidade deve ainda levar um tempo para ser disponibilizada. Oficialmente, a rede diz apenas que será nas “próximas semanas”.

Guia para pais e adolescentes

Como o Instagram não dá ponto sem nó, a rede também liberou hoje um guia para ajudar pais e adolescentes sobre o uso da rede social.

Chamado #DigitalSemPressão, o guia consiste em um site com materiais para ajudar educadores, familiares e as crianças a discutirem sobre bem-estar emocional, responsabilidade no uso da rede e como ajudar alguém que esteja precisando de algum tipo de auxílio.

Sair da versão mobile