Instagram lança recurso para restaurar fotos, vídeos e stories apagados

Com a novidade, posts e vídeos ficarão salvos por 30 dias em uma pasta estilo a Lixeira do Windows e macOS, até o usuário decidir deletar.
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash
Imagem: Solen Feyissa (Unsplash)

O Instagram está adicionando um novo recurso com a exata proposta da pasta Lixeira que temos em nossos PCs e smartphones. Batizada de “deletados recentemente”, a seção armazena itens que você possa ter removido por engano ou aqueles que você ainda não decidiu se vai deletar permanentemente ou não. A novidade já começou a ser liberada para sistemas Android e iOS.

whatsapp invite banner

O funcionamento dessa nova aba também é idêntico à Lixeira do Windows e macOS: ao deletar uma publicação do feed, Reels ou IGTV, o conteúdo automaticamente é enviado para essa seção separada, em que fica por um período de 30 dias. Os Stories, por sua vez, seguem a lógica de ficarem disponíveis somente por 24 horas. Somente o dono da conta poderá acessar o recurso.

Por falar nisso, o Instagram justifica o lançamento da função pensando justamente na segurança do usuário que controla o perfil. Portanto, a novidade chega como uma camada extra para proteger a conta de possíveis invasões. Segundo a plataforma, quando um hacker invade um perfil, ele costuma deletar todo o conteúdo. Agora, como todos os itens excluídos vão para uma pasta específica, o usuário terá a chance de recuperar mais facilmente fotos e vídeos.

Imagem: Instagram

Além disso, a plataforma fará uma verificação antes de confirmar a exclusão de conteúdos na seção “deletados recentemente”. O usuário poderá autenticar a ação em duas etapas, seja via e-mail ou mensagem de texto. Lembrando que isso não substitui o método de autenticação de dois fatores já existente no serviço — são duas autenticações independentes.

A nova aba de “deletados recentemente” pode ser acessada em “Configurações” (tocando no ícone de engrenagem que fica no seu perfil do Instagram) e e em “Conta”. Até a publicação desta notícia, a função ainda não apareceu em nossos testes, e talvez não apareça para a maioria dos usuários, já que ela está sendo liberada aos poucos.

[Engadget]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas