Prepare-se porque tem mais mudança vindo aí no Instagram. Nesta terça-feira (17), a rede social anunciou o lançamento global do Guias, que traz curadoria de conteúdos focados em dicas, tutoriais, fotos e vídeos sobre um determinado assunto. Você pode visualizar a novidade acessando perfis de grandes marcas ou influenciadores — ela tem o ícone de um livro aberto e fica agrupada junto do feed, IGTV e Reels.

O Guias vinha sendo testado desde maio de 2020 em perfis selecionados. No Brasil, fez sua estreia pela conta do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio (@vitaalere) com o objetivo de apoiar os usuários durante a pandemia de COVID-19 e oferecer recursos para que pudessem se adaptar às mudanças no modo de vida e trabalho. Agora, a função pode ser acessada por qualquer usuário, seja no Android, iOS ou versão web da rede social.

“O recurso Guias estará disponível no perfil de todos os usuários e o conteúdo curado também poderá ser compartilhado via Stories ou Direct. Além disso, Guias dedicados à curadoria de produtos também terão um espaço de destaque no Instagram Shop, uma seção na aba Explorar que facilita a descoberta e compra na plataforma e onde usuários agora também poderão conhecer novos criadores e engajar com seu conteúdo”, disse a rede social em comunicado à imprensa.

Instagram função Guias

O Guias pode ser acessado nos perfis do Instagram clicando nesse ícone de livro aberto.

Basicamente, a ideia do Guias é justamente agrupar em um só lugar conteúdos que de alguma forma possam ajudar os usuários. Por exemplo, ao abrir um perfil de cuidados com a pele, você pode abrir vídeos e fotos com dicas de como limpar o rosto e qual tipo de maquiagem usar. Inicialmente, os perfis que mais podem se beneficiar são os de cuidado e bem-estar, porém qualquer criador de conteúdo pode aproveitar a funcionalidade para impulsionar seu perfil.

Eu vejo o Guias como uma extensão do Reels, só que com uma oferta mais apurada de conteúdo e sem tanta bobajada. Alguns dos perfis que eu sigo no Instagram já contam com o recurso, como é o caso do @bonitadepele.

Lembrando que, desde a semana passada, o Instagram reformulou sua página inicial para dar mais destaque aos botões de Shopping e Reels.