Intel revela 1º processador de laptop com IA que economiza bateria automaticamente
A Intel apresentou, na última terça-feira (19), o processador de laptop Core Ultra, da sua 14ª geração Meteor Lake,. É o primeiro chip da marca a trazer tecnologia IA que economiza a bateria automaticamente.
Durante o evento Intel Innovation, que ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês, o CEO da Intel, Pat Gelsinger deu início a uma nova era da empresa, batiazada “Siliconomy” (ou Silicionomia, em tradução livre).
Enfim, a Intel define a “Siliconomy” como uma nova era de expansão econômica dos computadores em que os sistemas alimentados por IA “serão imbuídos de autonomia e atitude para ajudar as pessoas executarem trabalhos braçais ou intelectuais” em seu dia a dia.
Gelsinger revelou que a fabricação do novo processador da Intel, usando o seu método de encapsulamento Foveros 3D operado através de IA, é um dos primeiros exemplos da “Siliconomy“.
O Foveros 3D combina quatro blocos de chips menores em um só. Portanto, consegue unir a CPU, a GPU, o SOC (Sistema-em-Chip) a NPU (processamento neural e um método) no Meteor Lake.
E a economia de energia?
Uma vez que a sustentabilidade é um pilar da ‘Siliconomy’, a Intel lançou um novo gerenciamento de energia para economizar bateria usando a IA do processador. A fabricante introduziu em um dos blocos do Meteor Lake um núcleo chamado “Ilha de baixo consumo”, projetado para operar em um estado de energia reduzida.
Em vez da CPU, esses núcleos estão localizados no bloco do SOC (Sistema-em-chip) do Meteor Lake, que também conta com a maioria das outras funções da visão ‘Silícionomia’, como a NPU, o mecanismo de IA, o motor gráfico de exibição, e a “Ilha de baixo consumo”.
A IA do Meteor Lake possui um recurso inovador para conservar energia em seu motor de exibição omitindo frames repetidos.
Graças à IA, o processador gerencia as taxas de atualização da tela usando a câmera do laptop, reduzindo o brilho e economizando a bateria automaticamente com base na atividade do usuário. Isso, combinado com a o motor gráfico da GPU integrada, consegue economizar até 24% da bateria.
Se o usuário utilizar o ajuste de taxa de atualização da Intel em seu notebook com processador Meteor Lake, há um aumento de 42% de economia na bateria.
“Para muitas pessoas, a duração da bateria é tão importante quanto o desempenho do computador. O Meteor Lake vai brilhar em ambos aspectos”, disse o vice-presidente de engenharia da Intel, Tim Wilson. Wilson liderou a equipe projetou o SOC do Meteor Lake e a IA do novo processador da Intel que economiza a bateria automaticamente.
A novidade deve chegar primeiramente em notebooks mais caros, com data já definida para o dia 14 de dezembro. Em 2024, a Intel deve lançar os processadores da geração Meteor Lake para desktops.