Interestelar: Elon Musk diz que Starship viajará para fora do Sistema Solar
Elon Musk, CEO da SpaceX, anunciou que tem planos de fazer a nave Starship viajar para além do Sistema Solar. A revelação veio após o terceiro teste bem-sucedido da Starship, que representa um marco significativo para a empresa — e para a exploração espacial.
Musk afirmou que “esta Starship é projetada para atravessar todo o nosso sistema solar e além até a nuvem de objetos que nos rodeia. Uma futura Starship, muito maior e mais avançada, viajará para outros sistemas estelares”, disse no X.
Nos últimos dias, o bilionário já tinha chamado atenção ao afirmar a Starship contará com gravidade artificial. A tecnologia ajudará contra os feitos negativos da microgravidade no corpo humano — um conceito que até então pertencia apenas às obras de ficção científica.
A informação veio pelo X, antigo Twitter, após o fundador da Id Software, John Carmack, sugerir que a SpaceX deveria girar sua nave Dragon para criar a chamada gravidade giratória.
O CEO da SpaceX respondeu dizendo que eles têm um plano para fazer a Starship girar durante o trajeto para Marte. “Mesmo um minúsculo vetor gravitacional é melhor que nenhum”, disse Musk. Por enquanto, o bilionário não compartilhou nenhum detalhe sobre como exatamente a SpaceX espera fazer isso.
Essas declarações apontam para os planos de Musk de um futuro em que a humanidade poderia se tornar uma espécie interplanetária, e eventualmente, interstelar.
O que é a Starship
A Starship é uma nave de aço inoxidável composta por dois elementos principais: um enorme propulsor de primeira fase chamado Super Heavy e uma espaçonave de estágio superior de 50 metros de altura.
Ambos são projetados para serem totalmente e rapidamente reutilizáveis, e são alimentados pelo motor Raptor de próxima geração da SpaceX — 33 para o Super Heavy e seis para a Starship.
Quando empilhada, a Starship tem cerca de 122 metros de altura, tornando-se o foguete mais poderoso e maior já construído, capaz de transportar até 150 toneladas métricas para a órbita terrestre em sua configuração reutilizável.
Durante o último teste, a Starship realizou um voo de aproximadamente 50 minutos, terminando quando se desintegrou durante a reentrada na atmosfera da Terra.
Apesar do final anticlimático, o lançamento foi considerado um grande sucesso, marcando um novo marco para a empresa em seus esforços para desenvolver sua plataforma de lançamento superpesada.