Intérprete de Uhura, em Star Trek, terá funeral espacial; veja quanto custa
As cinzas da atriz Nichelle Nichols, que interpretou a Tenente Uhura, de Star Trek, serão enviadas ao espaço. A atriz faleceu de causas naturais no último dia 30 de julho, aos 89 anos.
O funeral espacial será feito ainda neste ano, pela empresa americana Celestis. A ideia é que uma pequena cápsula com parte das cinzas de Nichols — além de uma amostra do seu DNA — sejam colocados a bordo de uma nave batizada “Celestis”, dentro da missão “Enterprise Flight”.
Além da atriz, mais de 200 cápsulas estarão nesse voo, levando cinzas, mensagens e amostras de DNA de clientes da Celestis em todo o mundo.
O lançamento será feito por um foguete Vulcan Centaur, da empresa United Launch Alliance, a partir da Flórida, nos Estados Unidos. O foguete colocará a nave em uma órbita ao redor do Sol que a leva entre 150 milhões e 300 milhões de quilômetros da Terra.
Segundo o site da empresa, esse funeral interplanetário custa a partir de US$ 12.500 (R$ 64,6 mil, na conversão direta). O pacote inclui a possibilidade de que familiares possam assistir presencialmente à decolagem dessas cinzas.
Esta será a primeira vez que a empresa realiza um funeral além da órbita da Terra. Até o momento, as cinzas eram enviadas para a órbita do nosso planeta ou para a superfície da Lua.
Personagens de Star Trek e seus funerais espaciais
Além de Nichols, as cinzas de James Doohan, que fez Montgomery Scott — o engenheiro chefe da Enterprise –, também viajaram ao espaço, inclusive, de forma curiosa. Depois de a NASA negar o pedido da família de Dohan para levar as cinzas do ator para a ISS (sigla de Estação Espacial Internacional), um turista espacial americano deu um jeito de contrabandear a cápsula para o laboratório orbital, em 2008.
O segredo foi revelado pelo The Times apenas em 2020, doze anos depois. As cinzas viajaram entre os pertences do turista e permanecem escondidas até hoje a bordo da estação espacial. Posteriormente, em 2012, mais uma parte das cinzas de Doohan foi ao espaço, dessa vez, por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX.
Além disso, os restos mortais cremados do criador da série, Gene Roddenberry, e sua esposa, a atriz Majel Barrett, também viajaram ao espaço por meio da empresa Celestis. Barret interpretou a enfermeira Christine Chapel, na série Clássica de Star Trek, além da embaixadora betazóide Lwaxana Troi, nas séries seguintes. Ela também dublou a voz do computador da Enterprise e outras naves da franquia.
Durante o próximo voo interplanetário da Celestis, mais uma parte das cinzas de Doohan, Roddenberry e Barrett também estarão a bordo — juntos com as de Nichols. Segundo o CEO da empresa, Charles M. Chafer, o “Enterprise” no nome da missão é uma homenagem à Star Trek e seus fãs.
“Estamos muito satisfeitos por cumprir, com esta missão, uma promessa que fiz a Majel Barrett em 1997 de que um dia levaríamos ela e seu marido, juntos em um voo espacial memorial no espaço profundo”, disse Chafer.
Nichelle Nichols foi uma pioneira na representatividade e empoderamento feminino, em um momento em que mulheres negras não tinham papel de destaque na TV. Ela, inclusive, chegou a fazer vídeos comerciais para a NASA, para incentivar que pessoas de cor e mulheres se juntassem ao programa espacial dos Estados Unidos.