A Apple apresentou o iOS 10 durante a conferência WWDC. Ele estará disponível em beta público no mês que vem, mas já pode ser baixado em preview para desenvolvedores. Como era de se esperar, o sistema ainda tem algumas arestas a serem aparadas, mas boa parte de seus recursos já está funcionando, e reunimos os principais em GIFs.

>>> Os detalhes do iOS 10, que chegará a iPhones e iPads lançados desde 2012

Uma tela de bloqueio melhor

Levantar para ligar: algo simples, mas crucial, que faltava no iOS. Como o vice-presidente de software Craig Federighi mencionou na WWDC, a maioria das pessoas sequer presta atenção na tela de bloqueio desde que a Apple introduziu o login por Touch ID. Agora, o iOS 10 usa os sensores do iPhone e liga a tela quando você pega o aparelho.

ios 10 em gifs (1)

Notificações interativas: uma das maiores mudanças visuais no iOS 10 está nas notificações. Em versões anteriores do iOS, tudo o que você podia fazer era dispensá-las ou tocar nelas para abrir o app. Agora, você pode responder diretamente (dependendo de suas configurações de segurança) ou obter mais informações, graças ao 3D Touch. Pressione, segure, e pronto – surgem mais informações. iPhones sem 3D Touch também receberão esse recurso.

ios 10 em gifs (2)

Atalhos por gestos: deslize para a esquerda na tela de bloqueio para abrir a câmera; deslize para a direita e veja os widgets; e deslize para cima e abra o Centro de Controle. Neste último caso, você pode deslizar para a esquerda e ver novos controles para música, que funcionam com qualquer player – não apenas o Apple Music.

ios 10 em gifs (3)

O fim do “deslize para desbloquear”: essa mensagem na parte inferior da tela de bloqueio foi um símbolo do iPhone por anos. A Apple está deixando isso de lado devido a seus novos atalhos por gestos. Para desbloquear, agora basta pressionar o botão Home (ativando o Touch ID); se a impressão digital não for reconhecida, surgirá o teclado para digitar o código de acesso. Se você estiver usando um iPhone 5 ou 5c, será necessário inserir o código numérico, assim como antes.

Todos os novos redesigns

Apple Music: este app foi lançado na WWDC do ano passado com muita fanfarra. Infelizmente, seu design era muito caótico para ser útil. Agora, a Apple trouxe ordem com um uso mais inteligente da cor, um design mais simples, e novas funções – como letras de música e uma lista de faixas offline – para tornar o serviço realmente útil.

ios 10 em gifs (4)

Notícias: este app poderia substituir o Flipboard de forma convincente no iOS 10. Os cabeçalhos de seção são mais claramente definidos, a Apple otimizou o app para funcionar muito melhor em telas menores, e as sugestões parecem muito mais inteligentes do que costumavam ser. Por exemplo, assim que abri o Notícias pela primeira vez no iOS 10, ele ofereceu “Android” como uma seção de interesse – e eu realmente tenho bastante interesse no sistema do Google.

ios 10 em gifs (5)

Home: o protocolo HomeKit da Apple para casas inteligentes já existe há alguns anos, mas não oferecia uma maneira fácil de controlar e gerenciar esse sistema. Este app mantém controle de tudo o que acontece na sua smart home, semelhante ao SmartThings da Samsung. Você pode criar “cenas” para cada ocasião: por exemplo, diga “bom dia” para a Siri e o Home liga a cafeteira, abre a cortina e apaga as luzes.

ios 10 em gifs (6)

Fotos + Memórias: se o Home parece inspirado no SmartThings, o novo Apple Fotos realmente quer que você pare de baixar o Google Fotos para iPhone. Com o iOS 10, a Apple implementou reconhecimento de rosto e imagem, bem como ferramentas inteligentes que podem reconhecer viagens e criar automaticamente um pequeno clipe de vídeos ou fotos.

ios 10 em gifs (8)

Mapas: o Apple Mapas vem evoluindo constantemente, e agora mostra a situação do trânsito em tempo real, animações bacanas e uma interface melhorada para encontrar pontos de interesse. Não é o suficiente para me afastar do Google Maps, mas a lacuna entre eles está enfim se reduzindo.

ios 10 em gifs (7)

Outras grandes mudanças

Uma nova era de Mensagens: o iMessage recebeu notas manuscritas, animações de texto, emojis maiores, animações que ocupam a tela inteira, e uma loja de apps para enviar GIFs, stickers e mais. O vídeo abaixo mostra o que esperar:

Widgets úteis: quando a Apple reapresentou o Spotlight no iOS 9 como uma área à esquerda das telas iniciais, os resultados foram abaixo do esperado. Realmente, tudo o que ele oferecia era acesso rápido a apps e contatos usados ​​com frequência. Agora, essa mesma tela é essencialmente o menu para widgets. Você pode escolher quais widgets vivem no Spotlight e também reorganizá-los, para dar preferência a alguns sobre os outros. A ideia é fazer com que as pessoas realmente usem widgets.

ios 10 em gifs (9)

Atalhos ricos com 3D Touch: a Apple demonstrou uma forma bacana de fazer widgets aparecerem na tela inicial – basta pressionar o ícone correspondente. Bacana! Infelizmente, eu só consegui fazer isso funcionar nos apps da Apple.

ios 10 em gifs (10)

Ocultar apps embutidos no sistema: você pode retirar da tela inicial quase todos os apps nativos da Apple. Tecnicamente, eles não são removidos de vez – cada app fica oculto no sistema e precisa ser reconfigurado caso seja reativado através da App Store. Mas é um começo.

ios 10 em gifs (11)

O que ainda não está funcionando

Integrações com apps de terceiros: nem todos os recursos estão ativos nesta prévia. Por exemplo, eu não consegui usar a Siri para interagir com apps de terceiros, como o Uber (algo que foi demonstrado na WWDC); e o Mapas também não parece ter integração com outros apps por enquanto.

Imagens: Nicholas Stango/Gawker