_iOS

iOS 13 terá recurso para silenciar chamadas de números desconhecidos

Muitos de nós estamos familiarizados com o inferno que são as chamadas telefônicas com gravações. Eu odeio ter de dizer isso, mas o problema está cada vez pior. Um recurso recém-anunciado do iOS 13, no entanto, pode ajudar a lidar melhor com alguns desses números desconhecidos, direcionando-os diretamente para a caixa postal. Parece ótimo. Certamente, […]

Muitos de nós estamos familiarizados com o inferno que são as chamadas telefônicas com gravações. Eu odeio ter de dizer isso, mas o problema está cada vez pior. Um recurso recém-anunciado do iOS 13, no entanto, pode ajudar a lidar melhor com alguns desses números desconhecidos, direcionando-os diretamente para a caixa postal. Parece ótimo.

Certamente, há muitos recursos que queremos há tempos e que o iOS 13 trará, como o modo noturno. Mas eu estou animadíssima mesmo é para o Silenciar Números Desconhecidos, que a Apple declara explicitamente que ajuda a prevenir chamadas de spam. A empresa diz que, quando esse recurso está habilitado, o iOS usa a Siri para atender “apenas números que estão nos seus Contatos, no Mail ou nas Mensagens”. Qualquer outra coisa é enviada diretamente para o correio de voz e pronto.

O MacRumors disse ter testado o recurso esta semana e conta que ele teve um bom desempenho, com apenas um toque de um número aleatório quando a configuração foi ativada. De acordo com o post, o recurso também teve problemas quando o site testou se o iOS reconheceria um número compartilhado por e-mail — isso não funcionou. Até o lançamento oficial, isso pode ser consertado. O MacRumors também diz que não fez “testes extensivos”.

Na quinta-feira, a FCC (equivalente americano da nossa Anatel) votou por unanimidade para permitir que as operadoras bloqueiem as chamadas “robocalls” por padrão. Antes da votação, o presidente da FCC, Ajit Pai, escreveu em um editorial no jornal USA Today dizendo que “os robôs são de longe a maior reclamação do consumidor que recebemos a cada ano”, acrescentando que eles compõem cerca de 60% dessas queixas. Ajit Pai também escreveu que os consumidores geralmente chamam de “indesejadas” tanto ligações ilegais quanto telemarketing e até mesmo fraudes, o que representa um ótimo argumento para o novo recurso da Apple.

Pessoalmente, acho que o Silenciar Números Desconhecidos chega em boa hora. Eu prefiro ter que ligar de volta para um contato não salvo do que lidar com o pé no saco que é diferenciar ligações legítimas de spam a cada vez que o telefone toca. Lógico, há situações excepcionais. Mas, considerando que dezenas de bilhões de chamadas com gravações foram feitas para números dos EUA no ano passado, posso apostar que eu não sou a única que está curiosa para testar a esse recurso.

O iOS 13 com essa função deve chegar no segundo semestre.

Sair da versão mobile