Com o iOS 14 oficialmente entre nós, era apenas uma questão de tempo até surgirem os primeiros bugs no sistema. Sempre existem falhas, algumas sendo mais nocivas do que outras. Mas elas sempre estão lá – basta perguntar para alguém que vem usando a plataforma desde a versão beta. Um desses problemas descoberto recentemente pode parecer bobo, mas é bastante irritante: alguns usuários relatam que, após atualizarem seus aparelhos, o software retornou o Safari e o Mail como aplicativos padrão.

Vamos explicar. Em um gesto misericordioso para aqueles de nós que usam navegadores ou clientes de e-mail que não sejam da Apple, a companhia agora permite que os usuários nos iOS 14 alterem seus aplicativos padrão para essas opções. Longe de mim criticar, pois isso é ótimo.

No entanto, conforme observado por vários sites, assim como no Twitter, a Apple aparentemente tem apagado essas configurações toda vez que você reiniciar o iPhone.

Isso é um incômodo? Certamente que sim. É provável que isso seja corrigido em uma futura atualização para o iOS 14, como acontece com quaisquer outras peculiaridades que os usuários da Apple devem descobrir nas próximas semanas. Nesse meio tempo, não se assuste se o seu telefone for transferido para os aplicativos da Apple depois de personalizar suas configurações para o Chrome e Outlook, por exemplo.

Por se tratar de um bug, a boa notícia é que você pode voltar para suas configurações anteriores.

Em primeiro lugar, certifique-se de que tudo esteja atualizado, e isso inclui tanto o sistema operacional quanto seus aplicativos. Não se esqueça de criar um backup antes de atualizar para o iOS 14.

Depois, vá até Ajustes. Para alterar seu navegador padrão, role para baixo até o aplicativo que você prefere usar em vez do Safari e clique nele – pode ser o Chrome, Opera, Firefox, entre outros. Na janela seguinte, você verá uma opção para App de Navegador Padrão. Toque nessa opção e selecione o browser que deseja usar. Esse mesmo caminho se aplica ao seu cliente de e-mail preferido. O Outlook e o Edge são compatíveis, mas o Gmail ainda não.

Lembrando que, se você reiniciar seu aparelho, você terá de fazer todo esse processo novamente. Senão, o jeito é esperar até que a Apple lance uma atualização para consertar o bug.

A possibilidade de alterar o navegador e cliente de e-mail padrões não é a única novidade significativa no iOS 14, embora muitos usuários de Android já estejam acostumados a algumas dessas funções. Widgets? Temos. App Clips? Também. Uma biblioteca de aplicativos para todo o lixo que você não quer deletar do seu iPhone, sem ter que se preocupar com esses apps? Temos também. Inclusive, listamos aqui 17 coisas que você pode fazer no novo sistema móvel da Apple.