_Tecnologia

iOS 15 está entre nós: saiba o que muda no novo sistema da Apple

Novas atualizações trazem as mudanças mais significativas dos últimos anos. Veja as principais.

A Apple lançou nesta segunda-feira (20) o iOS 15, o iPadOS 15 e o watchOS 8 — novos sistemas operacionais que estreiam recursos inéditos e outras melhorias.

Veja abaixo o que vale saber sobre compatibilidade, o que baixar e o que muda com a chegada dos novos sistemas operacionais da maçã.

Quais aparelhos são compatíveis?

Imagem: Tomohiro Ohsumi (Getty Images)

Estão aptos a receber a nova atualização modelos de iPhone, iPad e Apple Watch que foram lançados a partir de 2015. No caso do iPhone, a versão 6S é a mais antiga com atualização disponível.

Confira a lista dos dispositivos compatíveis com o iOS 15, o iPadOS 15 e o watchOS 8:

iOS 15

iPadOS 15

watchOS 8

Como instalar?

Imagem: Victoria Song/Gizmodo

Antes de fazer a instalação, é preciso ver alguns pontos importantes. O primeiro deles é verificar se o seu smartphone está com a versão iOS 14 mais recente e se tem memória disponível. Vale também fazer um backup no iCloud e atualizar os aplicativos instalados para evitar possíveis perdas de dados ou erros.

O passo-a-passo para instalar o iOS 15 e o iPadOS 15 é o seguinte: Configurações> Geral> Atualização de software. No caso do watchOS 8, é preciso atualizar seu iPhone primeiro, e depois ir em Watch app > Geral> Atualização de software.

Notificações e Focus

Imagem: Divulgação/Apple

Cansado de fazer refeições enquanto responde mensagens de trabalho? O “Focus” pode ser a solução. O recurso ajuda o usuário a se concentrar ou a se desconectar de um determinado “foco”. É possível criar focos personalizáveis para receber apenas as notificações desejadas, algo ideal para momentos em que você está concentrado no trabalho ou estudos — ou terminando um jantar sem distrações.

Seu iPhone também avisará os contatos quando você tiver o “Não Perturbe” ativado no modo Foco. Assim, eles vão saber que você não está ignorando as mensagens de propósito.

As notificações têm um novo design, com fotos dos contatos e ícones maiores para os apps, o que torna a identificação mais fácil. Um resumo diário das notificações é apresentado no horário escolhido pelo usuário. É possível organizar por ordem de prioridade, com as mais relevantes na parte superior.

Imagens

Imagem: Divulgação/Apple

Para quem usa bastante o recurso de Câmera e Galeria, a nova atualização traz mudanças notáveis. Uma delas é o “Texto ao Vivo”, que acessa informações úteis e detalhadas nas imagens. Um número de telefone na foto pode criar um acesso rápido para uma ligação, por exemplo. É possível selecionar o texto de uma placa ou traduzir em até sete idiomas (português, inglês, chinês, francês, italiano, alemão e espanhol) o que está escrito na imagem.

Com a função “Spotlight” será possível fazer buscas de fotos e ter mais informações de resultados de busca — como artistas, celebridades, séries, filmes, e contatos. Já a ferramenta  “Memórias” traz uma interface mais interativa, permitindo a combinação de fotos e vídeos com músicas.

FaceTime e SharePlay

Agora é possível ver vídeos e músicas compartilhando a tela com seus contatos. Imagem: Divulgação/Apple

Agora, usuários da Apple poderão criar links do FaceTime para convidar amigos, parentes e outros contatos que usam Android e PC.

A atualização também traz o “Spatial Audio” (ou Áudio Espacial, a versão de som surround da Apple), que tornará as videochamadas em grupo mais naturais. Dois novos recursos de microfone alternam entre o isolamento de voz, que capta a fala e abafa o ruído ambiente, e amplo espectro, que permite que as ligações do FaceTime ouçam tudo o que está acontecendo ao redor. As ligações também suportam o “Modo Retrato”, o que permite que o fundo fique desfocado.

Outra novidade é a função “SharePlay”, em que será possível assistir a filmes, ouvir música e compartilhar tela com outras pessoas numa mesma chamada no aplicativo. O recurso é compatível com apps nativos da Apple, como Apple TV e Apple Music, mas também com alguns serviços de terceiros, como HBO Max, TikTok, Disney+, Hulu, Twitch, MasterClass, Paramount+, NBA e ESPN+. É possível usar o AirPlay para espelhar a chamada para outro dispositivo Apple, se precisar assistir em uma tela maior.

Apple Mapas e Clima

Imagem: Victoria Song/Gizmodo

A Apple fez uma série de atualizações na ferramenta Mapas do iOS 15 — que podem conquistar os usuários. A vista 3D da cidade é muito mais detalhada e as instruções de direção passam a incluir informações como faixas de conversão, canteiros centrais e faixas de pedestres, por exemplo.

A integração com o sistema de transporte público mostra os horários e as estações mais próximas, e permite fixar suas rotas favoritas na parte superior. Quando você se aproxima da sua parada, o aplicativo agora avisa que está quase na hora de desembarcar.

O iOS 15 traz mudanças significativas para o app Clima, que foi redesenhado. Ele vai passar a mostrar imagens de fundo de acordo com o clima em que o usuário se encontra. Além disso, a promessa é que a navegação se tornou mais intuitiva.

Safari e Siri

Imagem: Apple

Deslize para a esquerda ou direita na barra para se mover entre as abas; ou deslize para cima para ver todas as abas abertas. Será possível salvar e organizar de acordo com sua preferência — o que permitirá alternar entre elas com mais facilidade. Os grupos de abas ficam sincronizados em todos os aparelhos Apple, para você acessá-los onde quiser.

Será possível instalar extensões do Safari no seu iPhone. E, assim como no Mac, você poderá escolher quando elas ficam ativas.

A Siri também vai ganhar algumas melhorias. Uma das mais significativas é que o processamento passará a ser feito no próprio iPhone, e não mais na nuvem. Isso deve reduzir drasticamente o tempo de resposta entre o que você pergunta e a resposta da assistente. Além disso, ela agora poderá ler suas mensagens de texto em voz alta.

iPhone Health

Imagem: Apple

Agora o #ProjetoVerao vem aí. Anunciado na conferência da Apple deste mês, o Fitness+ , programa de treinos exclusivo para o Apple Watch, chega no Brasil até o fim de 2021.

Serão 1220 vídeo-aulas de 10 “modalidades” diferentes de exercício físico, com duração de 5 a 45 minutos. Cada aula é modificada de acordo com o nível e capacidade física de quem se exercita. O conteúdo está em inglês, mas terá legendas em português.

É possível conectar a tela do Apple Watch à do dispositivo Apple de preferência — como iPhone, da Apple TV e Mac — que permite monitorar estatísticas como a frequência cardíaca e as calorias gastas em tempo real.

Para aqueles que não gostam de se exercitar sozinhos, o Fitness+ conta conta com o SharePlay, será possível se conectar até 32 pessoas de qualquer lugar do mundo via FaceTime, garantindo que todos estão fazendo os exercícios de forma simultânea. A ferramenta também deve estar disponível até o final do ano.

iCloud + e privacidade

Imagem: Apple

O serviço de compartilhamento de dados na nuvem da Apple também ganhou funções de inteligência e privacidade. O iCloud + vai permitir a conexão de câmeras de segurança doméstica de modo ilimitada, sem que a gravação de vídeo prejudique seu armazenamento.

Usuários conseguirão gerar endereços de e-mail únicos e aleatórios que encaminham as mensagens para sua caixa de entrada pessoal. Assim, você não precisa informar seu e-mail verdadeiro ao preencher formulários online ou ao se cadastrar para receber newsletters. O recurso “Ocultar Meu E-mail” está integrado aos Ajustes do Mail4, Safari e iCloud.

Uma seção em Ajustes permite ver com qual frequência os apps acessaram sua localização, fotos, câmera, microfone e contatos nos últimos sete dias. Também mostra quais apps se comunicaram com outros domínios e quando o contato mais recente ocorreu. Assim, você sabe exatamente como sua privacidade está sendo respeitada.

O iOS 15 recebeu também atualizações em outras áreas, como acessibilidade, notas, e também Apple Store. Para saber mais, basta clicar aqui.

Sair da versão mobile