O iOS 7 será lançado para iPhone, iPad e iPod Touch apenas em setembro/outubro, mas muitos dos seus melhores recursos já estão disponíveis através de apps de terceiros e jailbreak.

Se você quiser obtê-los mais cedo – ou caso seu iDevice não seja atualizado para o iOS 7 – eis algumas formas de adicionar as novas funcionalidades agora mesmo.

Um visual completamente novo

ios7 agora (2)

A mudança mais perceptível do iOS 7 é no visual de todos os apps padrão. O design da interface é completamente novo: por isso, (ainda) não dá para imitar exatamente esta experiência no iOS 6, mas é possível mudar o tema do seu iPhone usando o Winterboard – basta fazer o jailbreak e usá-lo.

Para mudar o conjunto de ícones, o FlatIcons é um bom lugar para começar. Com alguns ajustes, você pode fazer a Central de Notificações ficar semelhante ao que vimos no iOS 7. E para o efeito 3D na tela inicial, baixe o 3DBoard da loja Cydia.

Quanto ao resto dos apps, algumas opções de terceiros podem ajudar. O novo app da Apple para previsão do tempo se parece muito com o Yahoo! Tempo; o Calendário pode ser substituído pelo WeekCal (ou Sunrise), e se você quer um cliente de e-mail mais simples e com gestos, o Mailbox é um bom lugar para começar.

Control Center

ios7 agora (3)

O Control Center é a nova gaveta do iOS 7 que dá acesso imediato a configurações como modo avião, Bluetooth e mais. Basta deslizar para cima na borda inferior da tela, e você terá acesso rápido às configurações.

Este recurso está presente em iPhones com jailbreak há tempos, através do SBSettings (ou NCSettings). Depois de instalar e rodar o SBSettings, é incrivelmente fácil criar todos os seus próprios atalhos para configurações.

Multitarefa de verdade

ios7 agora (4)

Outra novidade importante no iOS 7 é a forma como ele lida com multitarefa. Agora, os apps recebem prioridade com base em quantas vezes você os usa; e com gerenciamento de memória inteligente, seus apps devem rodar em segundo plano sem drenar muito a bateria. Infelizmente, você não pode reproduzir totalmente esta função.

No entanto, se você ainda quer multitarefa de verdade, o Background Manager para dispositivos com jailbreak faz algo bem semelhante. Você pode configurar apps para sempre rodarem em segundo plano, mesmo após reiniciar o iDevice, e configurar a troca entre apps para dar prioridade apenas a alguns deles, para que só determinados apps fiquem rodando.

Se você também quiser adicionar uma nova forma para alternar entre apps – como no iOS 7 – o Dash é um bom lugar para começar.

AirDrop

O AirDrop é um recurso novo no iOS 7, que compartilha fotos e arquivos com outros usuários do iPhone ao redor. É uma função muito requisitada por usuários de iPhone, mas que já pode ser feita hoje mesmo, apesar de não ter a mesma integração profunda com o iOS – basta usar o Bump, um app gratuito.

Com ele, você pode compartilhar fotos com outros usuários do Bump em torno de você em alguns passos. A parte bacana do Bump é que você também pode compartilhar fotos instantaneamente também com o computador.

Comandos adicionais da Siri

ios7 agora (5)

Um dos novos recursos menores no iOS 7 é uma série de novos comandos para a Siri. Mas você pode baixar agora mesmo o AssistantEnhancer para dispositivos com jailbreak, que adiciona diversos novos comandos. Você pode encontrar aqui a lista completa de comandos que o AssistantEnhancer acrescenta à Siri.

Atualizações automáticas de apps

ios7 agora (6)

Outra novidade menor no iOS 7 são as atualizações automáticas de apps. Parece bobagem, mas qualquer um que tenha visto o número aumentar no ícone da App Store sabe como é chato que o iOS não possa atualizá-los sozinho. No iOS 7, isso vai acontecer em segundo plano.

Se você não quiser esperar por isso, o Auto App Updater é um app para dispositivos com jailbreak que permite a você definir horários específicos para seu iPhone procurar e baixar todas as atualizações de apps disponíveis para você – assim você não precisa se preocupar com isso.


Como você pôde notar, a maioria destas dicas requer um aparelho com jailbreak. O procedimento é bem simples, mas se você possui um aparelho que será atualizado para iOS 7, talvez o melhor seja esperar.

No entanto, se você possui um iPhone 3GS, iPad 1 ou iPod Touch de quarta geração – que não serão atualizados para o iOS 7 – vale mais a pena fazer o jailbreak. As instruções estão aqui. (Caso você tenha o iPad 1, clique aqui.)