De todas as suas novidades, o iOS 9 tem um recurso aparentemente inofensivo: a Assistência Wi-Fi, ativa por padrão, troca a conexão para 3G/4G quando sua rede Wi-Fi estiver ruim. Isso seria ótimo se eu tivesse um plano de dados ilimitados. Não é o caso, e agora estou com uma conta de celular bem cara para pagar.

Venho usando a Assistência Wi-Fi há alguns meses no meu iPhone. Mesmo sabendo que ele estaria ativo quando o ícone do Wi-Fi estivesse cinza, eu não cheguei a notá-lo em ação. Mas isso tem causado um efeito no uso dos meus dados celulares: desde que baixei o iOS 9, eu usei cerca de um terço a mais dos meus dados (4 GB, em vez de 3 GB mensais que costumo usar).

É bem provável que esse uso extra esteja diretamente relacionado à Assistência Wi-Fi. No iPhone 6S que uso há três dias, já consumi 950 MB de dados; metade disso foi gasto com Netflix, que eu sempre tenho a certeza de não usar quando estou na rua. Inclusive, a única vez que eu o usei nos últimos foi em casa, quando eu pensei estar numa conexão Wi-Fi.

Esta experiência ruim está acontecendo com outras pessoas também. O Quartz reuniu alguns exemplos, e o próprio autor diz: “eu costumo usar cerca de 1 GB por mês, e aparentemente já estou em 3 GB este mês”.

Depois disso, a Assistência Wi-Fi no meu celular está bem desativada agora – e sugiro que você faça o mesmo. Vá até Ajustes -> Celular, deslize até o final da tela para encontrar a Assistência Wi-Fi e desligue-a. Também é possível fazer isso procurando ‘Assistência Wi-Fi’ dentro do app Ajustes.

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Foto por Kiichiro Sato/AP