A conferência Worldwide Developers Conference (WWDC 2015) mostrou as novidades que teremos com o lançamento do iOS 9, a atualização sistema operacional móvel da Apple — e podemos esperar mais segurança, buscas melhoradas e integradas a outros aplicativos, além da Siri e do sistema operacional como um todo um pouco mais inteligentes e proativos.

Craig Federighi, vice presidente da Apple, abriu a conferência mostrando que mais de 83% dos usuários de iPhone atualizaram o sistema do celular para o atual iOS 8 desde setembro do ano passado; a Siri recebe mais de 1 bilhão de perguntas por dia, além de estar 40% mais precisa e 40% mais rápida que ano passado. E a evolução agora, de acordo com Federighi, é tornar o sistema (e a Siri) mais proativos.

Captura de Tela 2015-06-08 às 14.30.24

Proatividade

Captura de Tela 2015-06-08 às 14.33.00

Em demonstração no palco, o vice-presidente mostra como a Siri reconhece aplicativos do iOS: ao receber uma mensagem SMS, ele pede para a Siri lembrá-lo dela mais tarde — a assistente então cria um lembrete com as informações da SMS. “Ela pode até me lembrar de tirar o meu café de cima do carro”, diz, pois, segundo Federighi, a Siri poderá identificar quando o usuário entra no carro.

Captura de Tela 2015-06-08 às 14.32.31

Além da Siri, o próprio sistema operacional se torna mais proativo. Ao inserir fones de ouvido no celular, o reprodutor de música abre automaticamente, direto da tela bloqueada.

Captura de Tela 2015-06-08 às 14.38.34

A busca do iOS9 agora possui a própria API, fazendo buscas em apps instalados no celular sejam feitas diretamente da busca do sistema (deslizando a tela para o lado direito). Como exemplo, Federighi busca por “batatas” e o sistema usa o app Yummly para encontrar receitas e entregar respostas diretamente na interface do iOS.

O vice-presidente explica que é possível até mesmo buscar por vídeos do YouTube ou Vimeo, por exemplo, diretamente da interface do iOS. A busca também sugere locais próximos do usuário, além de contatos e aplicativos usados recentemente.

Segurança

Captura de Tela 2015-06-08 às 14.41.45

O novo iOS 9 reconhece como, quando e onde você usa o celular — mas com quem ficam estes dados? Segundo Federighi, você pode ficar tranquilo pois eles não ficam com a Apple: estes dados são anônimos, não são associados ao seu Apple ID, possuem identificadores aleatórios e não são compartilhados com terceiros.

Novos apps

O iOS 9 receberá alguns novos aplicativos:

  • Transit — o app oferece itinerários e rotas de ônibus, metrô e diversas outras formas de transporte público. Ele reconhece as entradas e saídas de trens na China, por exemplo. Ele não substituirá o Mapas, mas parece ser muito mais útil. O Transit estará disponível primeiramente a um limitado número de cidades.
  • Notes — ele recebeu algumas atualizações que inserem rascunhos, drag and drop, inserção de fotos e listas. Fazendo dele um possível competidor de aplicativos do ramo, como o Evernote.
  • News — “A melhor experiência de leitura do mercado”. Parecido com o Flipboard, o app colhe artigos dos seus sites favoritos e o torna mais agradável para ler. O News também permite a organizações construírem conteúdo nativo, que permite animações e até vídeos conforme você desliza a página.

Multitarefa e tela dividida

O iPad é o dispositivo que parece se beneficiar mais do iOS 9: novos atalhos para a troca de aplicativos, dois apps rodando em tela dividida e atualizações do QuickType — ao colocar dois dedos sobre o teclado, ele se transforma em um trackpad.

Quanto a tela dividida, ela é chamada de SplitView e permite inserir dois apps em uma mesma tela — ocupando cerca metade ou 1/3 dela. É possível controlá-los de forma simultânea com multitoques.

1288385147586356004

Além do SplitView, SlideOver e Picture-in-Picture também foram apresentados: o primeiro permite puxar outro aplicativo no canto da tela, como o Notes ou o Mail, e o segundo, Picture-in-Picture, permite inserir um tela pequena com outro app ou vídeo sobre o aplicativo principal. Na demonstração o app Mail era usado enquanto um vídeo era reproduzido no canto inferior direito da tela:

1288385147307942948

 

O iOS 9 será disponibilizado em uma atualização gratuita durante o outono americano (de setembro a novembro) e todos os aparelhos que receberam o iOS 8 irão atualizar para a iOS 9 — nenhum modelo será abandonado.

 

1288385147133268004

E o tamanho do iOS 9? Apenas 1,3 Gb. Uma grande evolução quando comparado aos 4,6 Gb de espaço livre que o iOS 8 solicitava.

Atualizando…