_iPad

O iPadOS é nosso primeiro contato com os planos da Apple para o futuro dos tablets

A Apple vem tentando comercializar o iPad como um produto mais barato para pessoas que querem um laptop da Apple, mas, sejamos sinceros, o tablet nunca cumpriu essa promessa. Com certeza, ele é um ótimo dispositivo. O iPad é rápido o suficiente para tarefas como navegação na Web, leve o suficiente para levar a qualquer […]

Captura de tela: Apple

A Apple vem tentando comercializar o iPad como um produto mais barato para pessoas que querem um laptop da Apple, mas, sejamos sinceros, o tablet nunca cumpriu essa promessa. Com certeza, ele é um ótimo dispositivo. O iPad é rápido o suficiente para tarefas como navegação na Web, leve o suficiente para levar a qualquer lugar, e com bateria suficiente para aguentar algumas horas de filmes sem precisar ligar na tomada. No entanto, nós queremos um computador “real” quando o trabalho é mais exigente. A Apple claramente quer que isso mude, e o que ela apresentou hoje mostra isso.

A notícia mais surpreendente do evento apareceu pouco antes de seu início. Mark Gurman, da Bloomberg, confirmou que o iOS para o iPad agora se chama iPadOS, depois que o desenvolvedor Steve Troughton-Smith notou a mudança de nome no portal de desenvolvedores da Apple.

A mudança em si não chega a ser uma surpresa, no entanto, quando se pensa que já faz um tempo que estão empurrando o iPad para ele se tornar um laptop. Ele precisa de um sistema operacional para dar suporte a essa mudança. O iOS, um sistema operacional baseado em toque destinado originalmente a celulares pequenos, simplesmente não era suficiente.

Como meu colega Sam Rutherford observou, esta também é uma maneira de a Apple testar aplicativos e fluxos de trabalho mais exigentes em um processador ARM. Esse tipo de processador já equipa os iPads, e se fala há algum tempo que eles poderiam passar a vir nos Macs também.

As mudanças visuais

Separar o sistema operacional do iPad do iOS não foi a única grande jogada do iPadOS.

O iPadOS reforça a grade de aplicativos e também permite fixar widgets na tela inicial, como já era possível em um dispositivo Android. O Slide Over, que antes era um multitarefas para colocar widgets na mesma tela que apps, agora coloca aplicativos completos rodando lado a lado.

O Split View também recebeu uma atualização para que você possa dividir a tela entre duas instâncias do mesmo app — dois textos do Notes rodando lado a lado, por exemplo. E se você precisar ver muitos aplicativos ao mesmo tempo, o Expose do macOS está chegando ao iPadOS para mostrar a você todas as janelas abertas rapidamente.

O aplicativo File também ganhou novidades. Agora, ele tem mais recursos do MacOS, incluindo compartilhamento de pastas, exibição de colunas, metadados e acesso ao servidor. O melhor de tudo, porém, é que agora ele você pode conectar um pen drive e acessar arquivos como você faria em um dispositivo Mac ou Windows. Quer importar imagens de uma câmera? Você pode ignorar o aplicativo Fotos e importar diretamente para o Lightroom.

Como o iPad está sendo pensado para funcionar mais como um substituto de desktop, ele finalmente receberá um navegador de computador. Assim, você não verá mais a versão mobile dos sites. Ao usar o Safari para baixar arquivos, você terá um gerenciador de downloads real em vez de apenas fazer salvá-los em algum lugar obscuro do iOS e rezar para encontrar o que baixou. Isso é útil caso você queira aproveitar outro novo recurso: o suporte a fontes personalizadas.

As mudanças de controles

Além das atualizações de aplicativos, há também algumas atualizações de entrada significativas. Então agora você pode recortar e colar o conteúdo com um gesto de pinça de três dedos. A Apple também afirma que melhorou a latência do Apple Pencil, reduzindo-a de 20ms para apenas 9ms.

Um SDK para o Pencil foi adicionado para que desenvolvedores independentes possam desenvolver suas próprias funções para a caneta da Apple.

A nova versão do iPadOS estará disponível ainda este ano e, além de todos os novos recursos do iPad, o iPadOS também receberá todos os recursos do iOS 13. Receberão a atualização os seguintes modelos: iPad Pro 12,9’’, iPad Pro 11’’, iPad Pro 10,5’’, iPad Pro 9,7’’, iPad de 6ª geração, iPad de 5ª geração, iPad mini de 5ª geração, iPad Mini 4, iPad Air de 3ª geração e iPad Air 2.

Sair da versão mobile