Após semanas de muitos rumores, enfim tivemos a confirmação oficial do primeiro grande evento da Apple em 2021 voltado para produtos. A transmissão online acontece na próxima terça-feira, 20 de abril, a partir das 14h00 pelo horário de Brasília. E depois de uma bateria de eventos em um único semestre no ano passado, o que a companhia teria para anunciar?

Nossas apostas são baseadas em outros rumores divulgados ao longo dos últimos meses, incluindo novos iPads, AirPods e as tais AirTags para nos ajudar a encontrar objetos perdidos. Abaixo, separamos o que podemos esperar entre os anúncios.

iPad Pro, agora com mini LED

Há semana temos ouvido boatos sobre os novos iPads, e é quase certo que veremos versões atualizadas dos modelos de 11 e 12,9 polegadas. O próprio convite do evento da semana que vem traz uma dica que eles estarão entre os principais destaques, já que a arte certamente foi desenhada com um Apple Pencil.

No mês passado, a Bloomberg informou que os iPads Pro 2021 devem incluir câmeras atualizadas e um novo processador no mesmo nível do chip M1 que a Apple lançou com os MacBooks mais recentes. Espera-se que o modelo Pro de 12,9 polegadas tenha uma tela miniLED, que pode melhorar o brilho e o contraste a um custo menor. Ambos os dispositivos também devem manter a porta Thunderbolt usada para recarga.

iPad Pro
Imagem: Alex Cranz/Gizmodo

Fora isso, não espere nenhum recurso muito radical. Mark Gurman, da Bloomberg, disse em entrevista recente que as novidades estarão dentro do esperado e não devem surpreender tanto assim. Inclusive, mesmo se a Apple lançar os iPads na terça-feira, isso pode não significar que eles estarão disponíveis imediatamente. Há relatos de que problemas com a cadeia de suprimentos do miniLED podem significar um atraso no lançamento, assim como a linha iPhone 12, que saiu um pouco mais tarde do que o normal no ano passado.

AirTags

AirTags, a resposta da Apple aos rastreadores Bluetooth como Tile e Chipolo, podem ser um dos “segredos” mais mal guardados de todos os tempos. Desde 2019 circulam informações sobre esses acessórios, mas só agora parece ter chegado a hora de conhecermos eles oficialmente.

Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors

Acredita-se que as AirTags serão compatíveis com todos os iGadgets que possuem o chip U1 de banda ultralarga, o que incluiria aparelhos como os iPhones 11 e 12, HomePod Mini, Apple Watch Series 6 e AirPods Pro. Na última semana, a Apple teria aumentado o suporte de terceiros para a tecnologia, o que pode significar uma compatibilidade maior e acessível a mais dispositivos. Quem sabe até os da concorrência? Bem, vamos aguardar.

iMacs com novo design (e tamanho)

Dado que a Apple atualizou o design do iMac pela última vez em 2012, agora é o momento perfeito para distinguir visualmente os iMacs Apple Silicon de seus predecessores com chips da Intel. Outro sinal revelador é que a Apple também descontinuou recentemente várias configurações do iMac. E, historicamente, quando isso acontece é porque a Apple prepara uma nova versão para substituir os modelos antigos.

O que tem se ouvido, com base em rumores recentes, é que os novos iMacs terão mais opções de tamanho de tela além dos modelos de 21,5 e 27 polegadas. É provável que o redesenho seja semelhante ao monitor Pro Display XDR da Apple, o que significa uma possível tela de 32 polegadas, parte traseira plana, engastes mais finos e sem aquele queixo enorme na parte frontal.

iMac de 27 polegadas
Imagem: Caitlin McGarry/Gizmodo

Jon Prosser, responsável por esse vazamento, também afirmou que os novos iMacs virão em uma variedade de cores, bem como a linha do iPhone 12. Em todo o caso, mesmo que os iMacs não apareçam na terça que vem, podemos esperar por novidades ainda este ano.

AirPods 3 com cara de Pro

A segunda geração dos AirPods foi lançada há mais de dois anos, e agora parece ser o momento perfeito para apresentar uma nova versão dos fones de ouvido. Eles teriam o mesmo design dos AirPods Pro, com uma haste mais curta e um case menor, que também suporta carregamento sem fio e controle por toques. A maior diferença ficaria na ausência de recursos que seriam exclusivas do Pro, como cancelamento de ruído ativo e equalizador adaptável. Lembre-se: não é uma substituição aos AirPods Pro, mas aos AirPods 2.

Imagem: 52audio

Embora os AirPods 3 sejam esperados este ano, também há uma chance de não os vermos na terça-feira. Estamos no meio de uma escassez global de chips que atingiu em cheio os eletrônicos de consumo. Então, assim como os novos iMacs, o lançamento dos fones pode ser adiado.

Apple TV com novo controle remoto

A Apple TV é outro gadget que pode ganhar uma atualização, uma vez que se passaram quase quatro anos desde o lançamento da quinta geração do produto, em 2017. A Apple tem se esforçado para trazer mais conteúdos originais ao serviço Apple TV+, e faria todo o sentido anunciar uma nova caixa de streaming para atrair novos consumidores.

Com uma nova Apple TV, a companhia também poderia se beneficiar de suporte para resolução 8K e compatibilidade com os serviços Apple Arcade e Fitness+, que poderiam, respectivamente, ser jogados ou assistidos em uma tela maior. E no código do beta do tvOS 14.5, a Apple faz menção a um controle remoto atualizado para o Apple TV, sugerindo que, além do dispositivo em si receber um upgrade, o controle também passaria por uma reformulação.

Assine a newsletter do Gizmodo

A equipe do Gizmodo vai acompanhar o evento da Apple online e trará todas as novidades no site. Fique de olho!