Desde que abri a caixa do meu iPhone 6 e encontrei um aparelho gigante, impossível de caber no meu bolso e que não encaixava na minha mãozinha, lamentei: acabou a era dos telefones pequenos.

Parecia que nós, pessoas com mãos pequenas, tínhamos sido forçados a pagar algum tipo de imposto da mãozinha: escolher um aparelho mais barato e significativamente menos potente e futurista, como o iPhone SE, ou um de tamanho mais generoso mas proibitivamente caro, como o iPhone 11 Pro. Com o iPhone 12 Mini, finalmente fomos contemplados!

Nossos irmãos com aparelhos Android continuam a ter dificuldades. Fabricantes de telefones como Samsung, LG e OnePlus têm usado telas cada vez maiores. Os raros smartphones pequenos com Android geralmente têm os mesmos problemas do iPhone SE: tecnologia desatualizada e hardware fraco. Além disso, normalmente são difíceis de encontrar — sem contar, óbvio, os aparelhos com propostas nada convencionais.

Mas finalmente! Finalmente! Os fãs do iPhone têm um celular verdadeiramente pequeno e que parece ter um bom equilíbrio entre hardware atualizado, design e preço. Finalmente teremos um telefone que podemos enfiar no bolso sem precisar comprar calças novas.

O iPhone 12 Mini de US$ 700 custa quase o mesmo que os celulares costumavam custar antigamente, antes de todos os fabricantes se tornarem gananciosos. Ele é, inclusive, menor do que esses aparelhos.

Com 131,5 mm x 64,2 mm mm x 7,4 mm (A x L x E), o iPhone 12 Mini é 15 mm menor que o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro (146,7 mm x 71,5 mm x 7,4 mm) e menos largo. É quase 3 cm menor que o iPhone 12 Pro Max, que tem 160,8 mm x 78,1 mm x 7,4 mm.

É menor que o iPhone SE também (138,4 mm  x 67,3 mm x 7,3 mm). Visto que o iPhone SE (2020) tem as mesmas dimensões do iPhone 7 e iPhone 8, isso significa que o novo Mini também é menor que eles. É ainda menor que o iPhone 6 e iPhone 6s! Ambos tinham 138,3 mm x 67,1 mm x 7,1 mm.

Na verdade, você precisa voltar até o iPhone SE original ou o iPhone 5 e 5s para encontrar um celular tão pequeno quanto o iPhone 12 Mini. Todos eles tinham 123,8 mm x 58 mm x 7,6 mm, mas a tela era de apenas 4 polegadas.

O iPhone 12 Mini tem uma tela de 5,4 polegadas com resolução 2.340 x 1.080 com impressionantes 476 pixels por polegada. Em comparação, a tela de 6,1 polegadas do iPhone 12 e do iPhone 12 Pro tem 460 pixels por polegada.

Além da tela e das dimensões, não tem muita diferença entre o iPhone 12 e o iPhone 12 Mini. Ambos têm o processador A14 Bionic, uma lente com zoom óptico de 2x e uma ultrawide na traseira, contam com Face ID e tiram fotos e gravam vídeos no escuro. É possível até fazer gravações com Dolby Vision HDR a 30 fps — para ter um frame rate maior, só comprando um iPhone 12 Pro que grava em até 60 fps.

A única desvantagem real que eu vi até agora depois de dar uma olhada nas especificações é que o iPhone 12 Mini promete 15 horas de duração de bateria, enquanto o iPhone 12 promete 17 horas. Então, é possível ter um telefone mais barato, com uma tela de resolução alta, quase todos os mesmos recursos de um telefone mais caro e que cabe na minha mão de forma natural? E tudo que perco são duas horas de bateria?

Tenho certeza de que, se precisasse de um novo celular agora, estaria plenamente satisfeita com essa troca. Finalmente pessoas com mãozinhas obtiveram uma vitória.