iPhones SE terão alumínio livre de carbono
A Apple afirmou que irá fabricar seu iPhone SE com um tipo de alumínio livre de carbono. Os smartphones serão feitos seguindo o primeiro sistema de fundição de alumínio que não emite a substância. A medida serve para ampliar a política de redução das emissões ligadas ao efeito estufa durante o processo de produção.
Para tornar isso possível, a gigante da tecnologia se uniu à empresa canadense Elysis, responsável pelo desenvolvimento do processo de fundição de alumínio “ecologicamente correto”.
O processo desenvolvido pela Elysis é o primeiro do mundo a não emitir gases do efeito estufa. Vincent Christ, CEO da empresa, afirmou em um comunicado que “a tecnologia de fundição sem carbono Elysis tem potencial para fazer mudanças permanentes na forma como o alumínio é produzido”.
A Apple também afirma que, desde 2015, reduziu 70% das emissões de carbono durante o processo de produção de alumínio de praticamente todos os seus produtos. E também aportou quase US$ 5 bi para apoiar projetos que buscam desenvolver métodos livres de emissões de gases do efeito estufa para a fabricação de produtos.
O método de produção da Elysis, que será usado no próximo iPhone SE, foi um dos vários projetos patrocinados pela Apple. É provável que, nos próximos anos, outras inovações do tipo também comecem a impactar a forma com que a empresa da maçã produz.