por Bruno Izidro

Após o lançamento de Krinkle Krusher e Toren no PS4, agora é a vez do console da Microsoft começar a receber também jogos brasileiros. Na E3 2015, que está acontecendo essa semana, SHINY – do estúdio paulista Garage 227 – foi anunciado para Xbox One. Já Aritana e a Pena da Harpia também chega ao console em breve e com muitas novidades.

SHINY é um jogo de plataforma 2.5 D onde controlamos o robozinho Kramer 227 e o desafio está em saber economizar energia, já que cada ação do personagem consome bateria. O jogo faz parte do programa ID@Xbox, que leva diversos jogos indies para a plataforma da Microsoft. Um trailer mostrando mais do jogo também foi divulgado.

Apesar do anúncio para Xbox One, SHINY não é exclusivo e também deve sair para PS4. A informação veio de um dos criadores do jogo, Daniel Monastero, em conversa com o Gizmodo. “Já estamos com o kit de desenvolvimento do Xbox One há uns dois meses e nos próximos dias vamos conversar mais com a Sony, mas ele também sairá para PS4”, fala.

Segundo Monastero, SHINY será um jogo de cerca de 5 horas de duração, com fases curtas, mas desafiadoras, principalmente com a mecânica de consumo de bateria do seu robô. “As baterias podem ser recarregadas em certas partes do cenário, mas elas são limitadas. Caso elas acabem, o jogador terá que recomeçar toda a fase”, explica o desenvolvedor.

SHINY

A previsão é que as versões de console cheguem em 2016, na época da E3 do ano que vem, mas já em outubro o jogo brasileiro será lançado para PC, no Steam.

Aritana ainda mais bonito no Xbox One

Outro jogo brasileiro que vai chegar no console da Microsoft e que estava na E3 2015 é Aritana e a Pena da Harpia, um ótimo game de plataforma. Ao Gizmodo, a criadora do jogo, Duaik Studios, informou que a versão de Xbox One vai estar mais bonita que a versão lançada ano passado para PC. “Os gráficos foram melhorados, tanto na qualidade de textura como no trabalho de iluminação e efeitos de câmera”, fala Pérsis Duaik, diretor criativo de Aritana.

Aritana no Xbox One também terá melhorias na interface, com informações mais detalhadas dos poderes do indiozinho. Fora isso, Pérsis diz que eles adicionaram um novo poder a Aritana e um novo modo de jogo para quem terminar a história. Para quem já tem Aritana no PC, o desenvolvedor avisa que todas as novidade virão como um update gratuito no Steam.

Assim como SHINY, Aritana  está no programa ID@Xbox e o jogo também terá uma versão de PS4, porém o estúdio brasileiro tem uma exclusividade temporária com a Microsoft e ele chegará primeiro para Xbox One, algo que pode acontecer já em agosto. “Estamos finalizando o port para o Xbox One e temos um período para ajustar tudo junto à Microsoft, então esta data (agosto) é apenas uma previsão”, informa Pérsis.

Aritana_04_Large

Assim, vamos acompanhando mais e mais o crescimento de indies brasileiros também nos consoles da atual geração. Além deles, Chroma Squad, Ninjin e Recruits (que, inclusive, apareceu rapidamente na conferência da Microsoft na E3) deverão ser lançados em breve para Xbox One e PS4.