Jony Ive é uma figura mítica no design de aparelhos eletrônicos. Ele é o cérebro por trás da estética dos produtos mais icônicos da Apple e é famoso na internet por suas frases no melhor estilo Gwyneth Paltrow. Ele também tem muito bom gosto para sapatos, mas isso não vem ao caso. Bem, acontece que, no ano passado, ele se desligou da Apple por vontade própria. E agora, pouco mais de um ano depois, Ive participará de uma “colaboração especial” com o Airbnb.

Em uma postagem do blog do serviço, o cofundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky, anunciou que a nova empresa de design de Ive, LoveFrom, estaria em um “relacionamento de muitos anos para projetar a próxima geração de produtos e serviços do Airbnb”. Chesky diz que ele e Ive são bons amigos há vários anos, e que ambos “acreditam não apenas em fazer objetos e interfaces, mas em serviços e experiências de criação”.

No entanto, além de notar que Ive estaria ajudando a construir a equipe de design interno do Airbnb, Chesky não forneceu mais detalhes de como as coisas irão realmente acontecer.

Dito isso, o Financial Times relata que Alex Schleifer, diretor de design do Airbnb, está prestes a deixar a empresa e que Ive ajudará a “renovar o aplicativo e o site da companha, incluindo o sistema baseado em classificações de seleção de hóspedes e anfitriões”.

O Airbnb teve um ano bastante fraco devido às restrições de viagens causadas pelo avanço da pandemia de COVID-19. Em maio, a empresa passou por demissões em massa, o que supostamente levou Chesky a chorar em sua câmera de vídeo – embora a companhia tenha começado a se recuperar com o afrouxamento das medidas contra o novo coronavírus, de acordo com o Financial Times. Mesmo assim, considerando que a indústria de viagens enfrenta muitas incertezas, faz sentido que a Airbnb possa ter procurado Ive para emprestar um pouco de sua “mágica” e elaborar uma nova forma de vender seu produto.

Quanto a Ive, parece que nada mudou. Em um e-mail para Chesky obtido pelo FT, Ive escreveu: “Adoro que ambos olhemos para o mundo com tanta curiosidade e nos importemos tão profundamente com o processo criativo e com as novas ideias. Aprendemos que, apesar da fragilidade inerente das ideias, elas podem ser desenvolvidas para se tornarem mais profundas e poderosas”, disse.

Eu não tenho ideia do que isso significa, mas Chesky deve conhecer bem seu amigo de longa data Jony Ive. Então parece que o jeito agora é esperar para ver quais serão as maiores novidades do Airbnb, pelo menos no que diz respeito a design.