O ano de 2016 não foi exatamente bom para você? Bem, ele vai demorar um pouquinho a mais que o normal para acabar. Eis o motivo.

A humanidade criou várias escalas de tempo que não se alinham exatamente. Primeiro, temos o Tempo Universal, baseado na localização da Terra ao redor do Sol e em relação às estrelas, que é mantido por um grupo chamado Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS).

Então, temos o Tempo Atômico Internacional, ou TAI, que determina o comprimento dos segundos, dos minutos, das horas, etc. usando o tique-taque de diversas centenas de relógios atômicos.

O Tempo Universal Coordenado, ou UTC na sigla em inglês, tenta se aproximar do Tempo Universal usando o tique-taque do TAI. No entanto, a rotação da Terra é irregular, às vezes acelerando e às vezes desacelerando. Isto quebra a sincronia dos dois sistemas diferentes para medir o tempo.

A fim de manter o UTC dentro de 0,9 segundo do Tempo Universal, o IERS ocasionalmente anuncia que todos devem adicionar o “segundo bissexto” a seus relógios.

De acordo com um boletim do IERS, aqueles que observam o UTC contarão o novo ano da seguinte forma: 23:59:59, 23:59:60, 0:00:00. Geralmente os segundos apenas vão de 59 a 00.

Claro, nada disso realmente importa, porque o espaço, a Terra e todas as coisas carecem de sentido, e o tempo é apenas nosso esforço de adicionar significado a coisas que não o possuem. E seu smartphone e computador irão cuidar automaticamente dessa mudança temporal para você.

[Phys.org]

Foto: Wikimedia