O Windows tem mais ótimos programas do que conseguiríamos contar, mas alguns são essenciais em todo computador. No nosso quinto Lifehacker Pack para Windows, destacamos os downloads mais úteis para melhorar sua produtividade, comunicação, gerenciamento de mídia e mais.

O Lifehacker Pack é um registro anual dos nossos apps favoritos em cada plataforma. Se você está curioso para ver como as coisas mudaram em um ano, leia o nosso Lifehacker Pack para Windows de 2012. Certifique-se de marcar nos seus favoritos o Windows App Directory, um diretório atualizado constantemente com os melhores apps para Windows.

Ninite Pack

Como sempre, temos os bons companheiros do Ninite nos ajudando este ano, criando um instalador de um clique só com o pacotão deste ano. Você pode baixar o pacote inteiro/completo, ou escolher os apps que deseja, e só eles, e o Ninite instalará todos de uma vez só — perfeito para novas instalações do Windows ou para dar aquele reforço no computador dos seus amigos. E, como ano passado, temos dois pacotes para Windows: um Essentials, que todo mundo deveria ter, e o Extended, que inclui algumas ferramentas que apenas usuários mais hardcore provavelmente precisarão.

Atente ao fato de que, infelizmente, o pacote do Ninite não tem alguns apps este ano — ausências mais notáveis são o CCleaner (a Piriform, desenvolvedora desse app, não o quer no Ninite), Bins e Fences (ambos apps pagos). Não se esqueça de baixá-los manualmente depois que você tiver instalado o restante dos apps via Ninite.

Baixe o Lifehacker Pack 2013 aqui

  • Produtividade
  • Internet e Comunicação
  • Música, fotos e vídeos
  • Utilitários
  • Pacote Extended

Produtividade

Launchy

Launchy

À primeira vista, o Launchy é um utilitário que o ajuda a abrir apps de maneira super rápida. Na realidade, ele é muito, muito mais que isso. Além de abrir seus programas favoritos com alguns toques no teclado, você também consegue acesso direto a arquivos e pastas, faz cálculos, mata processos, pesquisas na web e um punhado de outras tarefas mais avançadas, como iniciar uma sessão SSH, por exemplo. Não é o único launcher para Windows, mas é o nosso favorito.

Download: Launchy


ResophNotes e Evernote

ResophNotes ou Evernote

Todo mundo precisa de um lugar para guardar pequenas anotações e lembretes, mas nem todo mundo precisa das mesmas coisas. Sendo assim, para a nossa porção de apps de tomar notas do pacote de apps, lhes damos duas opções: ResophNotes e Evernote. O ResophNotes foca na simplicidade, sincronizando notas em texto puro através do Simplenote ou Dropbox, e deixando você acessá-las de qualquer lugar. O Evernote, por outro lado, é mais como um arquivo para as suas notas, pedaços de páginas web e praticamente todo e qualquer conteúdo que você ache que algum dia será útil. Ele pode ser um pouco exagerado, mas uma vez que você aprende como usá-lo corretamente, ele se torna uma ferramenta indispensável para o trabalho e a vida pessoal.

Download: ResophNotes e Evernote

Ícone do ResophNotes por Jayvant


PhraseExpress

PhraseExpress

Expansores de texto são uma das maiores melhorias que você pode ter em produtividade. Pense em qualquer trabalho de digitação tedioso e repetitivo que você tenha durante o dia — endereços, respostas de email prontas, porções de código, qualquer coisa — e imagine ser capaz de digitá-las com apenas poucos toques no teclado. É isso o que os expansores fazem: economizam horas de digitação. O PhraseExpress é a melhor opção gratuita para Windows e, embora ele tenha seus problemas, é a nossa escolha para quem está começando nessa área. Se você já estiver bem ambientado com esse tipo de software, o Breevy pode ser um upgrade interessante.

Download: PhraseExpress


Wunderlist

Wunderlist

Existem mais apps de listas de tarefas do que conseguimos contar e qual você deve usar depende muito de como você trabalha melhor. Se tivéssemos que escolher um favorito, porém, ele seria o Wunderlist. Gratuito, sincronizado com a nuvem e e disponível em praticamente qualquer dispositivo que você tenha ou esteja de olho. Apenas comece a escrever para criar suas listas. É incrivelmente fácil de usar, o que é exatamente o que você deveria esperar de uma lista de tarefas: tornar fácil acrescentar e mover tarefas, de modo que você fique livre para executá-las.

Download: Wunderlist


LibreOffice e Microsoft Office

LibreOffice ou Microsoft Office

Quando o Google Docs não é o bastante para suas necessidades de produção textual, você precisa do LibreOffice, a suíte para escritórios cheia de recursos, multiplataforma e 100% gratuita. Quando o processador de textos, a planilha eletrônica e o criador de apresentações do LibreOffice não der conta do recado, o Microsoft Office sem dúvida alguma dará — embora essa garantia tenha seu preço. Se você precisa apenas visualizar arquivos do Office, pode economizar uma grana e ficar com os visualizadores oficiais da Microsoft.

Download: LibreOffice e Microsoft Office


SumatraPDF

SumatraPDF

A primeira vez que você abre um arquivo PDF em uma máquina nova com Windows, é apresentado a uma tela familiar pedindo a você para que instale o Adobe Reader. Não faça isso! A menos que problemas de compatibilidade o forcem a usar o app da Adobe, você ficará mais feliz com uma alternativa mais rápida, leve e simples como o incrível (e gratuito) SumatraPDF. Se você precisa editar PDFs, dê uma olhada no nosso editor favorito, o PDF-XChange.

Download: SumatraPDF


Internet e Comunicação

Chrome

Chrome

As guerras de navegadores não são mais tão acirradas quanto costumavam ser e, hoje, a maioria dos heavy users já migrou para o Chrome. É fácil entender: ele é rápido, suave, sincroniza todas as suas configurações e tem um grande acervo de extensões. Ele pode não ser tão personalizável quanto o Firefox, mas para a maioria das pessoas, incluindo aqueles que usam pra valer o navegador, é mais que suficiente.

Download: Chrome


Thunderbird

Thunderbird

A interface web do Gmail pode ser o nosso cliente de email favorito, mas às vezes tudo de que você precisa é um cliente desktop. Um desse tipo pode lidar com múltiplas contas numa boa, lhe dá acesso offline, oferece um backup para quando o Gmail cai e muito mais. O Thunderbird teve seu ritmo de desenvolvimento diminuído, mas ainda tem muitas ótimas extensões e um nível de personalização que o tornam uma ótima opção como cliente desktop — sem contar seu preço, ou falta dele, já que é um software gratuito. Se estiver em busca de algo mais avançado, adoramos o Postbox (que é baseado no Thunderbird) como uma alternativa paga.

Download: Thunderbird


Pidgin

Pidgin

Seja você um fã ardoroso ou apenas um usuário esporádico de bate-papo online, ter um cliente desktop é mais prático do que conversar via web. Com um app como o Pidgin, você pode logar em várias contas de uma vez só (como Google Talk, AIM e Facebook), manter diversas conversas em uma janela e expandir o potencial do app com os fantásticos plugins do Pidgin.

Download: Pidgin


Skype

Skype

O Skype pode não ser o nosso programa de vídeo chamadas favorito, mas ele é, sem dúvida, o mais popular. É provável que você tenha pelo menos alguns amigos e/ou familiares que ainda queira usá-lo contigo, então é uma boa tê-lo por perto, mesmo que você não o use regularmente como substituto do telefone. Apenas certifique-se de desabilitar a inicialização automática.

Download: Skype


Música, fotos e vídeos

VLC

VLC

O Windows Media Player é capaz de rodar a maioria dos formatos de arquivos mais básicos, mas quando o assunto é rodar DVDs, os arquivos que você baixou da web e outras coisas, é preciso algo que faça mais. O VLC toca praticamente todo formato conhecido, e faz isso bem. Não é o nosso player de vídeo favorito (honraria que fica com o PotPlayer), mas o VLC é incrivelmente simples de baixar e usar, então neste Lifehacker Pack substituímos o PotPlayer por ele. É o app que recomendaríamos a qualquer um. Se você quiser algo mais avançado, o PotPlayer é uma ótima alternativa.

Download: VLC


Handbrake

HandBrake

O Handbrake é origatório para qualquer um que goste de rippar, encodar ou fazer outros trabalhos com vídeos. Ele não é apenas o programa ideal para passar um DVD para seu computador, ele também lida com Blu-ray, converte vídeos para seu smartphone ou tablet e faz muito mais. O melhor de tudo? É gratuito e open source.

Download: Handbrake


Plex

Plex

Geralmente não destacamos programas de media center no nosso Lifehacker Pack, já que eles são mesmo projetados para media centers (além do que a maioria de nós sempre fica entre o XMBC e o Plex), mas o Plex tem um outro recurso que adoramos: é o melhor programa para fazer streaming de vídeo em dispositivos móveis. Esteja você no quarto ao lado ou do outro lado do mundo, o Plex é uma ferramenta incrível para manter acesso aos seus arquivos quando você está longe do seu PC.

Download: Plex


Picasa

Picasa

O Picasa pode não ser a ferramenta definitiva para editar e organizar fotos, mas para nós, gente normal, é um app fantástico para manter tudo organizado. Ele vasculha suas pastas de fotos e atualiza sua biblioteca automaticamente quando encontra qualquer novidade, garantindo que você jamais perca coisa alguma. Ele também tem ótimas opções básicas de edição suficientes para qualquer usuário novato, além de sincronizar com o Google para backup na nuvem.

Download: Picasa


Paint.NET

Paint.NET

A menos que você seja um designer profissional, provavelmente não precisa de algo complicado e avançado como o Photoshop para fazer retoques ocasionais em imagens. Para nós, existe o Paint.NET: um editor de imagens básico, gratuito e fácil de usar que dá conta do recado na maioria dos casos.

Download: Paint.NET


Winamp

Winamp

Escolher um player de música é uma das escolhas mais pessoais quando se fala em seleção de apps, então recomendamos que você teste alguns e veja a qual se adapta melhor. Se não estiver muito certo do que quer, aí nós indicamos o Winamp como primeira escolha. Ele é personalizável e, mesmo assim, fácil de usar, com muitas opções para melhorar a interface, instalação de plugins extras e tudo muito direto. Se o Winamp não lhe agradar, dê uma olhada na parte Extended do pacote para alternativas.

Download: Winamp


Rdio

Rdio

O Winamp é a nossa escolha para player de música, mas mesmo assim recomendamos ter um serviço de streaming à mão — mesmo que não seja o seu player principal. O Rdio é uma boa. Ele ajuda a descobrir novas músicas via lançamentos e indicações de amigos, permite criar e assinar playlists e tem um acervo grande e em constante transformação, além de ser multiplataforma e estar disponível de forma oficial no Brasil, ou seja, nada de gambiarras envolvendo proxies e VPNs.

Download: Rdio


Utilitários

Dropbox

Dropbox

Hoje é comum termos mais de um dispositivo. Talvez sejam os computadores do trabalho e de casa, um smartphone, um tablet, uma máquina do tempo que roda Linux. Independentemente do seu leque de dispositivos, o Dropbox é essencial para manter todos os seus arquivos (e outras coisas sincronizados. Você ganha 2 GB gratuitamente para começar, mas é bem fácil receber espaço extra sem colocar a mão no bolso.

Download: Dropbox


uTorrent

uTorrent

Quando você precisa baixar um arquivo muito grande, o BitTorrent é quase sempre melhor alternativa do que o lento e instável download direto. No Windows, o uTorrent ainda é o nosso app do gênero preferido. Ele é recheado de recursos, mas mantém um perfil leve e de fácil uso, um bom equilíbrio que pouquíssimos programas conseguem alcançar — e manter. Recentemente ele ganhou alguns anúncios, mas dá para superar isso porque o app é realmente bom. Uma vez configurado, certifique-se de otimizá-lo para velocidade e privacidade.

Download: uTorrent


Skitch

Skitch

Existem vários bons apps para capturar screenshots, mas gostamos do Skitch pela sua capacidade de permitir anotações nas imagens. Screenshots são bem mais úteis quando contam com setas apontando para detalhes na imagem e um texto ao lado que os explique.

Download: Skitch


Growl

Growl

Estar no topo de qualquer coisa é difícil, principalmente quando não se tem o controle fácil de quais apps notificaram sobre eventos importantes. O Growl dá suporte a notificações a uma tonelada de apps diferentes, e as colocam todas em um lugar centralizado e fácil de gerenciar, além de altamente personalizável. Confira o nosso guia sobre como montar um sistema de notificações incrível e consolidado.

Download: Growl


CrashPlan

CrashPlan

Todo mundo precisa de um backup. É difícil pensar em um sentimento pior do que ter seu HDD brickado e ter que recomeçar tudo do zero. É aí que entra o CrashPlan. Embora você possa fazer backup em um drive externo, isso não será útil se você o mantiver no mesmo local físico do seu computador — imagine um incêndio ou uma catástrofe natural. O CrashPlan faz backup do seu computador na nuvem, usando tanto o serviço prório, ou o PC de um amigo, mantendo seus arquivos a salvo não importa o que aconteça. Além disso, ele é fácil de configurar. Faça os ajustes, esqueça e relaxe.

Download: CrashPlan


CCleaner

CCleaner

Todo computador precisa de manutenção vez ou outra para manter-se rápido e o CCleaner é a nossa ferramenta favorita para realizar essa tarefa. Ele limpa arquivos temporários e cookis do seu navegador, documentos e arquivos temporários do Windows, limpa o lixo que programas instalados acumulam e até mesmo faz uma formatação segura do seu disco rígido se necessário. Configure-o para rodar regularmente para uma limpeza realmente automatizada.

Download: CCleaner


Revo Uninstaller

Revo Uninstaller

Quando você desinstala algum aplicativo com a ferramenta nativa do Windows, às vezes ele deixa arquivos e entradas no Registro para trás. O Revo corrige esse problema: ele não só remove todos os traços do programa em questão, como também pode desinstalá-los através do “Hunder Mode” com apenas um clique. É uma boa pedida para usuários de Windows, principalmente aqueles que testam vários apps.

Download: Revo Uninstaller


7-Zip

7zip

O Windows consegue criar arquivos ZIP nativamente, mas quando você topa com algum formato menos popular (como os mais eficientes RAR e 7Z), uma ferramenta específica para isso se mostra necessária. O 7-Zip é o que você precisa. Ele permite criar e abrir arquivos em formatos menos usuais, além de dar suporte a criptografia, tudo direto do menu de contexto do Windows. É possível que você precise disso algum dia, então talvez seja uma boa já instalá-lo. Há bons cenários em que seu uso vem a calhar, como comprimir um punhado de arquivos e enviar informações sensíveis via Internet.

Download: 7-Zip


Avast! Free Antivirus

Avast!

Não importa o quão cuidadoso você seja, todo computador deve ter um bom antivírus instalado. Se você escolher o certo, ele será leve o bastante para passar despercebido, mas forte caso alguma infecção ameace a saúde da máquina. Para nós, esse equilíbrio é alcançado pelo Avast. Ele é gratuito, leve e fantástico para prevenir problemas. Ele entrou no lugar do Microsoft Security Essentials como nosso antivírus favorito porque os poderes de detecção de vírus do MSE foram ladeira abaixo. Ficamos receosos de experimentar coisas diferentes, mas o Avast é tudo o que gostaríamos de ver em um app do tipo.

Download: Avast! Free Antivirus


Pacote Extended

Agora que você já tem o básico que todo computador deve ter, eis alguns programas que sempre acabamos instalamos a cada vez que uma máquina nova com Windows aparece ou o sistema é reinstalado. É bem isso o que o pacote Extended representa: esses apps não são essenciais, mas são ferramentas que achamos ótimas e que talvez mereçam fazer parte do seu arsenal.

.NET, Silverlight e Java

Frameworks

.NET, Silverlight e Java são três frameworks dos quais você talvez não precise a todo momento, mas que podem ser necessários em algum ponto. Se você sabe que precisará deles em breve (o Netflix, por exemplo, usa Silverlight), vá em frente e já os deixe instalados. Se não estiver tão certo, segure-se. Apenas certifique-se de desativar o Java no seu navegador quando não o estiver usando.

Download: .NET, Silverlight e Java


Teracopy

Teracopy

O Teracopy é um daqueles pequenos utilitários que se integram suavemente ao Windows e o faz pensar por que não são partes nativas do sistema. Basicamente, ele substitui o processo de cópia do Windows, copiando arquivos mais rapidamente e permitindo que você pause e continue as transferências, além de se recuperar de erros quando e se eles acontecem.

Download: Teracopy


Bins

Bins

O Bins é um pequeno grande app que combina vários ícones em um só bloco na barra de tarefas do Windows. É perfeito para agrupar seus players de música, criar blocos com apps que não são usados com frequência e, no fim das contas, acabar com a bagunça na barra de tarefas. Custa US$ 5, e é um dos programas para Windows que achamos realmente valer o que custam.

Download: Bins


Fences

Fences

Se você tem mais do que alguns ícones na área de trabalho e essa está constantemente em estado de calamidade, o Fences é para você. Ele divide sua área de trabalho em pequenos grupos, permitindo agregar ícones em cada um deles individualmente — por categoria, tipo de arquivo ou qualquer outro critério. Você pode até mesmo criar cercados baseados nas pastas do seu PC e navegar por várias páginas de ícones. É tudo o que você precisa para criar uma área de trabalho limpa e organizada e mantê-la assim. O Fences custa US$ 9,99, mas você pode usar uma versão de testes antes de comprá-lo (ou pegar a versão antiga, mais limitada, porém gratuita).

Download: Fences


Belvedere

Belvedere

O Belvedere é um programa criado pelo ex-editor do Lifehacker Adam Pash. Trata-se de uma ferramenta indispensável para automatizar o comportamento de arquivos e pastas no seu sistema. Com o Belvedere, você pode mover, copiar, apagar, renomear ou abrir arquivos automaticamente baseado em um conjunto de critérios que você define previamente. Instale-o, configure algumas regras e todos os seus arquivos se manterão organizados sem que você precise interferir.

Download: Belvedere


iTunes, MediaMonkey e foobar2000

Players de Música

Se o Winamp não fizer o seu tipo, não desanime: existem outras tantas opções para Windows. Colocamos alguns players de música no Pacote Extended que deve satisfazer a maioria das pessoas. O iTunes, longe de ser perfeito, é ideal se você tiver algum dispositivo com iOS para sincronizar. O MediaMonkey tem uma tonelada de configurações avaçadas para id3tags, organização e recursos de sincronia — até com o iOS, com um pouco de esforço, ele funciona. O foobar2000 é o mais personalizável do grupo e, embora seja um pouco avançado, ele pode realmente se tornar qualquer coisa que você deseje. Teste um desses e garantimos que um o satisfará.

Download: iTunes, MediaMonkey e foobar2000


Notepad++

Notepad++

Seja você um programador hardocre, um desenvolvedor web de fim de semana ou apenas um curioso, o Notepad++ está anos-luz à frente do Bloco de Notas que vem no Windows para editar código. Ele é leve, abre arquivos em abas, destaca a sintaxe e tem vários plugins para personalizar seu uso. Mesmo que você só edite uns arquivos .ini vez ou outra, o Notepad++ o fará mais feliz.

Download: Notepad++


AutoHotkey

AutoHotkey

O que podemos falar sobre o nosso utilitário favorito no Windows que já não foi dito antes? O AutoHotkey basicamente transforma qualquer ação que você consiga imaginar em um atalho no teclado. Ele exige um pouquinho de codigo, mas mesmo os usuários mais básicos consegue entendê-lo com uma tarde de dedicação — e você pode fazer de tudo, de atalhos básicos a programas completos, com o AutoHotkey. Use-o para acrescentar atalhos ao Windows Explorer, criar uma “tecla do chefe”, colocar seu computador para dormir e muito, muito mais. Se você nunca usou o AutoHotkey, a hora é agora — você ficará se perguntando como conseguiu viver tanto tempo sem ele.

Download: AutoHotkey

Foto por Perfect Vectors (Shutterstock) e Litz (Shutterstock).