“Lightyear” é banido em países do Oriente Médio por beijo entre mulheres

A cena com beijo entre duas mulheres já havia sido cortada pela Disney, mas a Pixar decidiu mantê-la após protestos de colaboradores. Entenda
Lightyear
Imagem: Divulgação/Reprodução Disney

“Lightyear”, spin-off de “Toy Story”, não será exibido na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, entre outros territórios do Oriente Médio e Ásia, devido à inclusão de um beijo do mesmo sexo.

whatsapp invite banner

O filme foi banido por causa da cena de um beijo lésbico entre a personagem Alisha Hawthorne e sua namorada. No filme “Lightyear”, a personagem é retratada como homossexual e seu romance é parte importante da trama — e motiva o protagonista Buzz a partir em sua missão no espaço sideral.

A imagem em que as duas dão um beijo para celebrar sua união havia sido cortada originalmente do filme pela Disney. Porém, a exclusão foi alvo de protestos por colaboradores do estúdio de animação e a Pixar decidiu mantê-la. Em março, funcionários LGBTQIA+ e parceiros da Pixar haviam assinado uma carta aberta acusando a Disney de censurar demonstrações de afeto homossexual.

Segundo destaca a revista Variety, a Pixar nem se deu ao trabalho de submeter o filme à anblise da censura na Arábia Saudita, sabendo que ele não seria aprovado sem cortes. No país, outros dois filmes recentes da Disney tiveram seus lançamentos bloqueados por motivos semelhantes: “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (2022), que mostra brevemente as mães lésbicas de America Chavez, e “Eternos” (2021), que inclui o personagem gay Phastos.

Já nos Emirados Árabes, “Lightyear” foi originalmente liberado para exibição, mas o governo voltou atrás na decisão após protestos de grupos religiosos nas redes sociais, e teve sua licença revogada sob acusações de insultos aos muçulmanos e ao Islã. 

Ainda segundo a Variety, também foi confirmado que “Lightyear” também não será lançado na Malásia. A autoridade de censura do país, a LPF, costuma bloquear qualquer filme que contenha temas, diálogos ou cenas que envolvam “sexo homossexual e não natural”. Por isso, a LPF pediu edições ao filme, e a Disney recusou — e, por isso, retirou sua tentativa de aprovar o filme para lançamento nos cinemas. 

A animação derivada de “Toy Story”, focada no patrulheiro espacial Buzz Lightyear, será lançada nesta quinta-feira (16) no Brasil.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas