O Google Maps permitirá que você compartilhe sua localização com seus contatos em tempo real. A funcionalidade anunciada nesta quarta-feira(22), durante evento do Google em São Paulo, facilitará, por exemplo, informar com precisão o tempo que irá demorar para chegar a um compromisso ou facilitar o encontro com alguém, indicando exatamente onde você está.

• Este vídeo incrível te leva para uma volta ao mundo só com screenshots do Google Maps
• O serviço de caronas do Waze começará a funcionar no Brasil até o final do ano

Os aplicativos do Google Maps para Android e iOS ganharão a opção batizada de “Compartilhar Local”. Tocando nos detalhes do seu trajeto, a nova funcionalidade aparecerá, e então o usuário escolhe o contato para quem deseja compartilhar a localização, além do tempo que ela ficará disponível (de 15 minutos a três dias). À medida em que a pessoa se desloca, a atualização é feita automaticamente no mapa de quem recebeu a notificação. É possível interromper a qualquer momento.

A outra pessoa também pode enviar sua localização, e o mapa exibirá os deslocamentos nos dois dispositivos. Luiz André Barroso, vice-presidente de engenharia para o Google Maps, comentou que essa ferramenta será útil para as pessoas se encontrarem no meio de uma multidão ou até mesmo marcar um ponto de encontro.

01-share_location-light_gray_FINAL

Outro recurso anunciado foi o compartilhamento contínuo da localização com contatos próximos, como familiares. Ao escolher essa opção, a pessoa pode abrir o Google Maps a qualquer momento e consultar onde você está, e, se estiver utilizando a navegação por GPS, o contato de confiança pode verificar seu trajeto.

As novidades estarão disponíveis para todos os usuários nas próximas semanas.