Macacos de hoje usam ferramentas parecidas com as dos primeiros humanos

Segundo o estudo, os macacos usavam ferramentas de pedra como martelos para abrir nozes - o que pode influenciar como a história humana é contada
Encontradas semelhanças em ferramentas usadas por macacos e primeiros humanos

O momento em que os hominídeos passaram a fabricar ferramentas de pedra é visto como uma virada de jogo na história da evolução. Pense que, com tais artefatos, os humanos antigos estariam prontos para caçar, proteger-se ou mesmo manejar plantas.

Logo, achar tais armas é de extrema importância para os cientistas, permitindo que eles descubram o momento exato em que cada peça foi feita. Mas há um possível problema: os humanos podem não ter sido os únicos capazes de produzir ferramentas de pedra.

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, na Alemanha, mostraram que os macacos também criaram e ainda criam ferramentas do tipo. A equipe associou as peças a macacos de cauda longa que vivem no Parque Nacional Phang Nga, na Tailândia.

Essa linha do tempo das ferramentas é útil para os cientistas, mas a descoberta também cria problemas. Na ausência de observações comportamentais, as peças recém encontradas feitas pelos primatas poderiam facilmente ser erroneamente atribuídas aos humanos. Nada impede que os cientistas tenham cometido esse tipo de erro com outras coleções de artefatos.

Segundo os cientistas, os primatas utilizam as pedras como martelos para abrir nozes. As rochas acabam se partindo no processo, gerando lascas similares àquelas obtidas intencionalmente por hominídeos em alguns dos primeiros sítios arqueológicos africanos. 

Agora, a equipe acredita que a prática de fazer ferramentas relacionada aos nossos antigos ancestrais pode estar ligada a um comportamento anterior dos macacos. O estudo completo foi publicado na revista Science Advances

 

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas