Acabou o suspense: o iPhone 3GS começa a ser vendido no dia 28 deste mês, próxima sexta-feira, pela Vivo. A operadora foi a primeira a confirmar a venda da versão melhorada e mais rápida do celular da Apple. Claro e TIM, que já começaram a cadastrar interessados, vão lançar o aparelho também, mas ainda não está certo quando. Nada de informações sobre preço ainda. Mas está certo que virão as duas versões (16 e 32 GB) em duas cores (preto e prata branco).

Aliás, nós publicamos aqui a primeira resenha em língua portuguesa do aparelho. A primeira avaliação brasileira do telefone [EDIT: o MacMagazine fez um antes, muito boa!] foi feita pela Info e publicada ontem, com um aparelho emprestado (o que deu a maior confusão e #mimimi, não sei por quê). A nota da Info foi 9.1, o Giz US e basicamente todos os sites do mundo também adoraram o celular. Eu mexi nele uma meia horinha e, como falei, achei fantástico para coisas divertidas. Para trabalhar, ainda, não troco o meu E71 ou qualquer Blackberry pelo iPhone. Espero ter um em mãos mês que vem para comparar melhor a experiência aqui.

Voltando à Vivo: eu recebi o e-mail da assessoria de imprensa com a informação ontem à noite. Só estava escrito um "Para publicação imediata", sem nem um abraço ou obrigado. Não estava em casa, então não pude cumprir a ordem. Mas achei meio imperativo demais. Desculpa, senhora assessoria. Com umas horinhas de atraso, aqui está, na íntegra, o release revelador:

Vivo inicia venda do iPhone 3GS no próximo dia 28

A Vivo, operadora líder do mercado brasileiro, confirma que iniciará a venda do aparelho iPhone 3GS em suas lojas no Brasil a partir do dia 28 de agosto (sexta-feira). Os clientes interessados no aparelho já podem acessar o site www.vivo.com.br/iphone para se cadastrar e receber informações do produto.

Entre as novidades apresentadas pelo novo modelo da Apple estão a câmera de 3 megapixels com autofoco, controle por voz e bússola digital integrada, nas versões 16 GB e 32 GB, nas cores preta ou branca. Também é  possível  gravar filmes com resolução VGA e áudio. Oferece, ainda, recursos de acessibilidade que ajudam pessoas com deficiência visual ou auditiva.