Manguezais capturam “carbono azul” e combatem mudanças climáticas no Brasil

Manguezais podem sequestrar quase 1 bilhão de toneladas de carbono por ano, o equivalente a 10% das emissões globais
Como os manguezais combatem as mudanças climáticas
Imagem: Heris Luiz Cordeiro Rocha/Wikimedia Commons/Reprodução

Os manguezais cobrem 0,16% do território brasileiro, uma área equivalente a 1,4 milhão de hectares. Estima-se que 80% do ecossistema costeiro esteja inserido em três estados: Maranhão, Pará e Amapá.

Assim como as florestas e ecossistemas terrestres capturam o chamado “carbono verde” do ambiente, os manguezais e ecossistemas costeiros puxam o “carbono azul”. A definição é a mesma, com a cor sendo usada apenas para distinguir a região em que ocorre o processo.

Mas o manguezal tem seu destaque. Segundo um estudo publicado em 2022 na Frontiers in Forests and Global Change, um hectare desse ecossistema no Brasil pode armazenar entre duas e quatro vezes mais carbono do que um mesmo hectare de qualquer outro bioma. Até mesmo a floresta amazônica é passada para trás nessa disputa, como pontuou o Jornal da USP.

Também é possível olhar em uma perspectiva mundial. Os manguezais são capazes de sequestrar quase 1 bilhão de toneladas de carbono a cada ano, o que equivale a 10% de todo o carbono emitido anualmente no mundo pelos humanos. 

A maior parte do carbono fica estocada no solo do manguezal, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Por um lado, temos um reservatório natural que contribui para o meio ambiente. Por outro, é como se uma verdadeira bomba estivesse sob o solo, pronta para explodir a qualquer sinal de destruição do bioma.

Não basta apenas preservar os manguezais. Além disso, os cientistas defendem que é necessário restaurar as áreas que já foram perdidas, ampliando a região do bioma. Dessa forma, será possível manter esse rico ecossistema e ainda combater as mudanças climáticas que ameaçam o nosso planeta.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas