Mãos robóticas servem água e podem ser controladas de outro país

O robô Tangible Research já foi manuseado até pelo CEO da Amazon, Jeff Bezos, em uma feira de inovação tecnológica em Las Vegas
robóticas
Imagem: Reprodução/YouTube

Imagina mexer em algo sem estar necessariamente presente no local? Isso já é possível, graças à alta tecnologia. A empresa Shadow Robot e as parceiras HaptX e Tangible Research desenvolveram um par de mãos robóticas que podem ser manuseadas, por exemplo, de outro continente.

Chamada Tactile Telerobot, as mãos robóticas, além de permitir que os usuários peguem objetos mesmo em uma longa distância, conseguem também transmitir parte da sensação de tato do objeto que está sendo manipulado para o usuário.

Segunda a empresa, as mãos imitam com precisão os movimentos do usuário para concluir tarefas complexas, o sistema é modular, facilitando a adição de componentes e a integração em outros sistemas.

As mãos contam com 129 sensores e podem produzir até 24 movimentos. O robô foi projetado tanto para facilitar tarefas simples, quanto para serviços mais minimalistas, que podem causar algum risco a vida humana.

A máquina consegue desde abrir latas, servir água, montar cubos mágicos, até trabalhar na indústria nuclear e farmacêutica. O movimento das mãos é feito com o auxílio de um pedal e sensores de ambientes.

O robô Tangible Research já foi inclusive, manuseado pelo CEO da Amazon Jeff Bezos em uma feira de inovação tecnológica em Las Vegas de 2019. Bezos se divertiu ao tentar realizar algumas tarefas com o auxílio do equipamento. Além de brincar com uma bolinha, passando de uma mão para outro, ele conseguiu encaixar discos em um pino.

Leia também: Robô dançarino do Guggenheim “perde a alegria” após 5 anos e comove redes sociais.

 

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas