Mapa mostra o café da manhã mais comum de cada país do mundo
Croissant na França, tamales na Colômbia e pão de queijo no Brasil são alguns exemplos que compõem o mapa do portal Taste Atlas, que mostra o café da manhã mais comum de cada país do mundo.
Black Friday
PlayStation®5 Slim Edição Digital com 2 JogosO mapa surpreende pela diversidade de alguns lugares. Em alguns países de dimensões continentais, como os EUA, por exemplo, o mapa mostra o café da manhã mais comum em cada região do país. Veja:
Na Turquia, por exemplo, o menemem, que consiste em queijos, pimenta e tomates e ovos, é o café da manhã mais comum no país desde os tempos do Império Otomano. Servido com pão, o prato influenciou o café da manhã de outros países que pertenciam ao Império Otomano, como a Hungria e a Sérvia.
No Japão, a sopa de missô é o café da manhã de 70% da população do país, mas apresenta variações em diferentes regiões do país. Geralmente, a sopa de missô é feita com soja, tofu e cebolinha.
Na Itália, o mapa mostra uma diversidade com mais de 40 pratos, mas, certamente, o mais curioso é o brioche con gelato, um sanduíche de pão de brioche com recheio de sorvete. A sobremesa é o café da manhã mais comum na região da Sicília, sobretudo durante o verão quente que atinge o sul do país.
Nos EUA e na Europa, o mapa é mais robusto, com variadas opções de café da manhã, incluindo em países pequenos, como a Espanha. No entanto, muito da África está ausente no mapa, bem como a Oceania e a América do Sul.
Na Nova Zelândia, por exemplo, o mapa mostra apenas uma opção, ignorando quaisquer pratos da culinária Maöri.
Para ver mais detalhes no mapa, acesse aqui!
E no Brasil?
No entanto, no caso do Brasil, o mapa crava apenas o pão de queijo como o café da manhã mais popular do país. Mas, como o Brasil também é um país de dimensões continentais, há preferências diferentes em cada região do país.
Algumas fontes citam o pão de queijo como o café da manhã mais comum do Brasil, enquanto outras divergem do Taste Atlas e definem o pingado como o mais popular.
No entanto, é preciso enxergar a concepção de café da manhã no Brasil e como ela se diverge da noção norte-americana. Aqui, o café da manhã não é a principal refeição do dia. Por isso, o desjejum tende a ser refeições mais leves e, geralmente, em casa.
- Região Norte: Há uma grande influência das tradições indígenas no café da manhã da região norte. Portanto, o café da manhã da região é composto por açaí, pupunha e outros produtos regionais.
- Região Nordeste: A tapioca é um dos principais pratos do café da manhã no nordeste, ao lado da mandioca e pratos com carne seca e, obviamente, o cuscuz.
- Região Centro-oeste: assim como no norte do país, o centro-oeste tem uma grande influência indígena e nas regiões de fronteira com o Paraguai é comum a chipa, uma comida similar ao pão de queijo.
- Região Sul: A influência alemã e italiana resultou no café colonial, presente nos estados do sul, consistindo em uma variedade de pães, geleias e bolos.
- Região Sudeste: Além do pão de queijo e do pingado, é comum encontrar no café da manhã do sudeste iguarias como pão na chapa, iogurtes, embutidos e queijos.