Mattel lança 1ª boneca Barbie com síndrome de Down: veja imagens
A Mattel lançou a primeira Barbie com síndrome de Down, nesta terça-feira (25). Com um torso mais largo, rosto redondo, olhos amendoados e orelhas menores, o corpo da boneca é mais curto e apresenta características de mulheres com a condição genética.
A fabricante da Barbie disse que criou o modelo em colaboração com a NDSS (Sociedade Nacional de Síndrome de Down), dos EUA. O objetivo: garantir que a boneca representasse uma pessoa com Down com precisão.
Suas roupas e acessórios são cheias de simbolismo. O vestido com mangas bufantes é amarelo e azul, as cores da conscientização à síndrome de Down. No pescoço, ela traz um colar com pingente rosa que representa as três cópias do cromossomo 21, o material genético associado à condição.
O que chama a atenção nesta versão da boneca são duas órteses cor-de-rosa. Tem um motivo: crianças com síndrome de Down costumam usar os equipamentos de correção para apoiar os pés e tornozelos.
“Isso significa muito para nossa comunidade, que pela primeira vez pode brincar com uma Barbie que se parece com eles”, disse a presidente da NDSS, Kandi Pickard. “Nunca devemos subestimar o poder da representação. É um grande passo para a inclusão”.
Veja imagens da 1ª Barbie com Down
Representatividade
A Mattel já recebeu críticas por não retratar mulheres reais em suas bonecas. Criada em 1959, o modelo sempre apresentou pernas longas, cintura fina e cabelos loiros – biotipo que só é encontrado em uma a cada 100 mil mulheres, segundo um estudo da University of South Australia.
Em resposta, a fabricante criou bonecas que representassem os diversos tipos de deficiência. Já existem Barbies com aparelho auditivo, prótese e cadeira de rodas.
Além disso, a Mattel também lançou as linhas Curvy Barbie, Tall Barbie e Petite Barbie, que representam diferentes biotipos, e bonecas com diferentes tons de pele para refletir a multiplicidade de etnias pelo mundo.