A tecnologia Mercedes-Benz User Experience (MBUX) foi introduzida em 2018 com a linha A-Class. Agora, a fabricante de veículos está lançando uma versão atualizada do painel, batizada de MBUX Hyperscreen. Apresentada durante a CES 2021, a principal novidade é que “você não precisa buscar funções, elas encontrarão você”, conforme descreve a empresa. Na prática, isso significa que as principais informações e recursos ficarão disponíveis no topo do campo de visão do motorista, de acordo com o contexto e situação, sem que ele precise navegar pelo menu de opções ou utilizar comandos de voz.

A tela curvada se estende por toda a parte frontal do carro. Assim, o passageiro ao lado do motorista tem sua própria tela, que exibe as mesmas informações disponíveis ao motorista, mas com o adicional de recursos de entretenimento. Para personalizar o conteúdo de acordo com cada passageiro, é possível configurar até sete perfis. De acordo com a Mercedes-Benz, quando o assento do passageiro não estiver ocupado, a tela é desabilitada para que o motorista não tenha nenhuma distração.

O painel ainda conta com tecnologia OLED, para oferecer imagens de alta resolução, e inteligência artificial, que é o que comanda os recursos que aparecem na tela. A empresa explica que, com base em uma pesquisa de comportamento feita com os usuários da primeira geração do MBUX, o sistema de navegação, rádio/mídia e telefone são as categorias mais utilizadas. Assim, a navegação estará sempre disponível no centro da tela, enquanto outras 20 funções, que incluem lembretes de aniversários e listas de tarefas, serão exibidas automaticamente de acordo com a relevância para o motorista.

Outra novidade que ainda está sendo desenvolvida é uma espécie de assistente virtual que, ao ser questionada sobre prédios e elementos específicos da paisagem, fornece informações históricas e fatos curiosos sobre eles.