Ciência

Megaestruturas feitas pelo homem estão deixando os dias mais longos

Construções de grandes proporções podem tornar os dias mais longos em 0,06 microssegundos. Elas também estão movendo os polos.
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Além dos fatores conhecidos por afetar a rotação da Terra, como terremotos e a gravidade da Lua, as megaestruturas feitas pelo homem também estão deixando os dias mais longos.

whatsapp invite banner

O acidente nuclear de Fukushima, por exemplo, causado por um terremoto seguido por um tsunami, acelerou a rotação da Terra em cerca de 1,8 microssegundos (1 segundo dividido por um milhão). Já a gravidade da Lua, que controla a maré dos oceanos, está perdendo a força, contribuindo para uma rotação da Terra mais devagar.

Aliás, esse embate entre maré e gravidade da Lua puxa um pouco da energia da Terra, deixando os dias mais longos por cerca de 2 milissegundos a cada século.

Agora, cientistas também descobriram que as megaestruturas feitas pelos humanos podem afetar a rotação da Terra. De acordo com o cientista Benjamin Fong Chao, da NASA, um exemplo é a Hidrelétrica das Três Gargantas, na China.

A maior hidrelétrica do mundo, com 2.300 metros de largura e 185 de altura, é uma das megaestruturas que estão deixando os dias mais longos.

Como as megaestruturas estão deixando os dias mais longos?

A Hidrelétrica das Três Gargantas usou 28 milhões de m³ de concreto e uma quantidade de aço suficiente para construir 63 cópias da Torre Eiffel. O projeto, que durou 17 anos e custou US$ 37 bilhões, contou com mais de 40 mil trabalhadores.

A barragem, que consegue abrigar cerca de 16 milhões de piscinas olímpicas em termos de volume de água, mostra como uma grande concentração de massa em um local pode afetar a rotação da Terra.

Na prática, a massa local e a distância da massa da linha rotacional da Terra aumenta. Isso faz com que o momento da inércia também aumente, criando um pouco de resistência à forma como a Terra gira.

Além disso, entra a questão do momento angular. Isso porque quando a distância da massa é aumentada, o planeta precisa diminuir a velocidade para manter o mesmo momento angular.  Como a massa da barragem aumenta (quando a água é represada nela), a Terra deve desacelerar para que possa manter um momento angular estável.

De acordo com Chao, megaestruturas feitas por humanos, como a barragem chinesa, podem tornar os dias mais longos em 0,06 microssegundos. Esse número corresponde a 60 milésimos de segundo.

Além disso, a barragem pode mover ambos os polos da Terra em cerca de dois centímetros.

Vale destacar que outro fator para dias mais longos, além das megaestruturas, é o aquecimento global. De acordo com um estudo publicado em julho, o clima mais quente está desacelerando a rotação da Terra.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas