O iOS 14 foi lançado há alguns meses, e com ele a Apple finalmente trouxe os tão aguardados widgets – que há anos não são novidade para usuários do Android. No iPhone, agora você pode colocá-los na tela inicial e personalizar a interface do sistema operacional do jeito que preferir.

Mesmo com pouco tempo de lançamento, já existe uma quantidade significativa de widgets que você pode aplicar nas telas do iOS. Para isso, toque e segure em alguma parte do display para abrir o modo de edição. Depois, toque no botão de +, no canto superior esquerdo, para exibir uma lista dos widgets disponíveis.

Abaixo, listamos aqueles que mais merecem sua atenção. Tem alguma outra sugestão? É só escrever nos comentários abaixo.

1. Smart Stack

Por ainda estarmos no inicio desta nova era de widgets no iOS, era óbvio que os mais bonitos e funcionais seriam aqueles feitos pela própria Apple. Uma das opções que vale a pena instalar é o Smart Stack, que escolherá widgets relevantes com base na hora do dia e outros fatores, a menos que você mesmo queira escolhê-los.

2. Apple Music

Se você usa o Apple Music como serviço de streaming de música, adicione um widget à sua tela inicial. Alguns controles de reprodução seriam bons, mas essa ausência não é um grande problema, porque você tem acesso a esses comandos no Centro de Controle e na tela de bloqueio. Você pode ver o que está tocando no momento, bem como algumas recomendações inteligentes sobre o que ouvir em seguida. E ao tocar no widget, você abre o aplicativo.

3. O que assistir, do IMDb

O conhecido Internet Movie Database tem uma gama de widgets para escolher, mas nosso favorito é o What to Watch (“O que assistir”). Ele exibe sugestões de filmes, séries e documentários que possam ser do seu interesse, além de manter você informado sobre o que está bombando entre os usuários de serviços de streaming.

4. Dropbox

Às vezes é muito fácil esquecer quantas funções e recursos existem no aplicativo de armazenamento em nuvem Dropbox. Por isso, a dica é usar o widget da plataforma, que tem botões de acesso rápido às principais funções e também mostra arquivos alterados recentemente. Com um toque, você pode carregar um arquivo ou foto, digitalizar um documento ou gravar um clipe de áudio, sem ter que abrir o app primeiro.

5. Sugestões de aplicativos feitas pela Siri

A Siri ainda pode não ser totalmente funcional quando comparada aos concorrentes, mas seu widget no iOS 14 é uma das melhores opções para se destacar na tela do seu iPhone. Em vez de abrir a biblioteca de apps para encontrar algo específico, a própria assistente Siri é capaz de sugerir o que abrir na sequência. Os aplicativos no widget são baseados na hora do dia e no histórico de uso anterior dessas ferramentas, e você ainda pode configurar vários widgets de sugestões de aplicativos da Siri lado a lado.

6. Calendário

Uma escolha óbvia, mas que é importante citar: o app de Calendário mostra como os widgets da tela inicial podem ser úteis, fornecendo as informações que você precisa saber em um formato visível que evita que você tenha que abrir o serviço em si. Como muitos dos outros widgets que mencionamos aqui, o Calendário vem com várias opções de layout.

7. Páginas mais lidas do dia da Wikipedia

O widget Wikipedia Top Read é um dos vários que você pode escolher vinculado ao aplicativo da Wikipedia e é uma maneira de acompanhar facilmente os tópicos mais visualizados do dia. Você pode não ter tempo para abrir a enciclopédia todos os dias, mas com certeza vai olhar para a tela inicial do seu telefone algumas vezes. Este widget fornece acesso instantâneo a informações sobre qualquer coisa que seja tendência atualmente.

8. ETA

O aplicativo ETA mantém você constantemente atualizado com os tempos de viagem para os destinos de sua escolha (casa, escritório, supermercado) com base em sua localização atual, condições de tráfego nas proximidades, entre outros dados. Todas essas informações são úteis se você estiver se movendo muito durante o dia – basta visualizar o widget do ETA para saber quanto tempo você levará para se locomover a um determinado lugar.

9. Tempo de Uso

Para quem acha que usa demais o celular e quer controlar um pouco esse comportamento, a sugestão é deixar o widget da seção Tempo de Uso aberto o tempo inteiro – assim, ao ligar a tela do smartphone, você será lembrado constantemente de que precisa largar um pouco o telefone. O widget fornece uma análise simples do tempo de uso geral do iPhone e quais apps foram os mais utilizado.

10. Baterias

Apesar de termos apenas um dispositivo na captura de tela acima, o widget de baterias permite adicionar vários aparelhos e checar a energia de cada um deles simultaneamente. Além do iPhone, você pode acrescentar AirPods (quando estiverem em uso, Apple Watch e fones de ouvido de outras fabricantes.

11. Radar meteorológico

Você encontrará alguns widgets de clima disponíveis no iOS, incluindo o app de tempo do próprio sistema. Mas o Weather Radar Widget (radar meteorológico) é uma opção simples, útil e gratuita que mostra os níveis atuais de precipitação em um local de sua escolha. Você pode selecionar uma área específica, podendo ser sua localização atual ou lugares espalhados pelo mundo, bem como o nível de zoom usado para a exibição do mapa.

12. Tarefas

O widget do app Tarefas combina listas e lembretes em um aplicativo organizado, e há uma quantidade razoável de personalização: você pode destacar um projeto específico ou listar itens com uma tag única, para ver apenas as informações mais importantes em sua tela inicial.