Ciência

Meridianos: novo podcast imagina como o clima pode colapsar o Brasil

"Meridianos" usa da ficção para simular como o clima pode afetar a região Nordeste do país; conheça outros podcasts científicos
Imagem: UPSION/Wikimedia Commons

Atualmente, diversos estudos e obras de ficção, como filmes e séries, já preveem os efeitos do aquecimento global pelo mundo. No Brasil, um exemplo de podcast científico que também usa da ficção para interpretar os dados da mudanças do clima é o recém-lançado “Meridianos”. Criado por Lara Carvalho, o projeto de contos usa dados e acontecimentos reais para especular como possíveis catástrofes climáticas afetariam os habitantes e as culturas tradicionais do Nordeste.

whatsapp invite banner

Na primeira temporada, que estreou no início no dia 3 deste mês, o programa foca em cenários na Bahia. A ideia do podcast é imaginar a distopia no futuro de modo que sirva como inspiração para gerar atitudes no presente.

Ao todo, serão oito episódios: “Enseada”, “O mundo espera a sexta-feira para acabar”, “O sertão vai virar mar”, “Fósseis de Sangue”, “A cidade no dorso da baleia”, “Ayo Ailopin”, “Excursão à Névoa-Salsa” e “Natureza em Retomada”. Eles retratam locais como Salvador, Feira de Santana e temas como a venda ilegal de combustíveis fósseis, por exemplo.

O podcast “Meridianos” está disponível nas plataformas de streaming Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Apple Music. Ouça o teaser abaixo:

Outros podcasts sobre clima para ouvir

Além do podcast sobre o clima “Meridianos”, outras novas produções, com estreias entre junho e agosto. Eles também unem jornalismo, ficção e ciência, abordando temas como ciência reprodutiva, impactos da ação humana nos oceanos, medicina popular da Caatinga, entre outros. Eles têm apoio do Instituto Serrapilheira, que tem promovido iniciativas de jornalismo e mídia com um olhar curioso, provocativo e investigativo sobre a ciência.

Confira:

Reinventando a Natureza: Podcast narrativo documental sobre técnicas da ciência reprodutiva, como inseminação artificial e fertilização in vitro.

Caatingueira: Com narração da jornalista Pâmela Queiroz, aborda a tradição da medicina popular e das plantas da caatinga no tratamento de doenças.

Sinal de Vida: O programa acompanha dois biólogos que vão buscar rastros de espécies importantes para a conservação da biodiversidade, incluindo, por exemplo, a raia-chita.

O Mar Não Está Pra Peixe: O repórter Herton Escobar, do Jornal da USP, detalha os impactos da ação humana nos ecossistemas marinhos. Isso inclui, por exemplo, pesca predatória, mudanças climáticas e outros.

Os Caminhos de Niéde Guidon: A história de uma das mais importantes arqueólogas brasileiras contada a partir de uma expedição à Serra da Capivara, no Piauí, local de pesquisa de campo de Guidon.

Torpor: Com entrevistas, encenações e mais, o jornalista Leonardo Aquino joga luz sobre o alto consumo de opioides no mundo e como o Brasil tem se preparado para lidar com a questão.

Axé das Plantas: O podcast investiga os aspectos científicos e culturais das plantas usadas nas religiões de matriz africana a fim de tratar doenças e males espirituais.

Planetário: Por fim, o programa infanto-juvenil de ciências mescla dados reais com uma história ficcional para promover a divulgação das ciências feitas por pessoas negras. Ele traz uma viagem pelo Sistema Solar a bordo de uma nave espacial criada por uma menina de 12 anos. Estreia em 9 de agosto.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas