Redes Sociais

Meta vai vender selos de verificação para empresas; entenda

Selo azul deve chegar em breve para empresas no Instagram, Facebook e WhatsApp. Serviço foi lançado com foco em criadores de conteúdo
Imagem: Meta/Divulgação

O programa de selos de verificação, batizado de “Meta Verified”, será expandido para empresas no Instagram, Facebook e WhatsApp. A novidade foi anunciada pelo CEO Mark Zuckerberg, durante o evento Meta’s Conversations Conference, em Mumbai, na Índia.

De acordo com as informações divulgadas, a gigante da tecnologia começará os testes nas próximas semanas com algumas empresas em mercados selecionados.

O serviço oferece um selo de verificação, maior destaque para a marca em pesquisas, proteção contra falsificação de perfil, além de acesso facilitado a suporte e solução de problemas na conta.

O valor será de US$ 21,99 (cerca de R$ 107) para perfis empresariais do Facebook e Instagram. O WhatsApp não divulgou os preços, já que os testes no mensageiro devem demorar um pouco mais para começar.

A Meta afirmou que comandará um rígido processo com várias etapas de verificação antes, durante e após a assinatura das empresas. O objetivo é garantir que os usuários da plataforma interajam sempre com entidades confiáveis.

“Queremos que as empresas se sintam confiantes de que suas marcas estão protegidas em nossos aplicativos e que as pessoas tenham certeza de que as empresas verificadas com as quais interagem e enviam mensagens são legítimas”, diz a Meta.

A empresa lançou o programa no início deste ano com foco em criadores de conteúdo. A novidade surgiu pouco tempo depois de Elon Musk começar a cobrar pelo selo de verificação no X, o antigo Twitter. O serviço promete maior alcance e mais ferramentas para os influenciadores que utilizam as plataformas como ferramenta de trabalho.

No início, a questão da venda de selos de verificação — anteriormente concedidos a perfis relevantes — era para evitar a proliferação de contas falsas. Na época, ela gerou discussões acaloradas na internet. Porém,  a prática está se tornando em uma nova tendência entre as redes sociais. Isso porque é mais uma maneira de levantar receitas para as plataformas.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas