Um fenômeno astronômico tomou o céu de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite de terça-feira (5). Por volta das 20h47 (horário de Brasília), um meteoro cruzou o céu na região sul da capital.

Apesar do cenário nublado, foi possível observar o brilho de magnitude 7 — do chamado fireball – termo em inglês para bola de fogo, referente a uma rocha espacial que adentra a atmosfera e causa um efeito no céu. As imagens foram registradas pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara.

[foo_related_posts

Mas a passagem do meteoro não durou muito. Na verdade, levou apenas três segundos até que o objeto se extinguisse sobre a cidade, a 40 quilômetros de altitude. 

Os meteoros são fragmentos de matéria sólida vinda do espaço. Neste caso, os pesquisadores não souberam especificar sua origem, que pode ter sido tanto um asteroide quanto um cometa desconhecido.

Não é a primeira vez neste ano que o Observatório registra o aparecimento de meteoros no céu gaúcho. No dia 21 de março, pesquisadores registraram duas explosões seguidas de um mesmo fireball durante uma chuva de meteoros.

O evento do último mês foi o primeiro do tipo a ser registrado neste ano. Não dá para saber se o fenômeno irá se repetir, já que em 2021, dentre mais de 18 mil meteoros registrados, apenas um passou por dupla explosão.