Microbiologia descobre ancestral de levedura da cerveja Lager

Cerveja lager vêm de levedura híbrida nativa da Europa. Até então, cientistas só tinham conhecimento sobre um dos "pais" da semente
Microbiologia descobre ancestral de levedura da cerveja Lager
Imagem: Tito Pixel/Unsplash/Reprodução

Pela primeira vez, cientistas descobriram o ancestral da levedura que produz a cerveja Lager. Diferente do que se acreditava, o estudo mostra que a levedura é nativa da Europa e vem de duas cepas de uma mesma espécie. 

whatsapp invite banner

A descoberta foi possível através de uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade de Dublin e publicada na revista científfica FEMS Yeast Research.

A fabricação de cerveja é uma das indústrias mais antigas da humanidade. Há registros de que bebidas fermentadas de 7 mil e 13 mil anos na China e Israel, respectivamente. 

Até a Idade Média, a fabricação de cervejas na Europa era associada à levedura Saccharomyces cerevisiae – ou seja, com fermentação do tipo “ale”. É o mesmo processo usado até hoje para fazer cervejas, vinhos e alguns tipos de pães. 

O fato é que, sem um motivo aparente (pelo menos, até agora), os europeus começaram a produzir cerveja “lager”. O primeiro registro da bebida vem do século 13, no estado alemão da Baviera, quando a levedura Saccharomyces pastorianus passou a predominar na produção de cerveja.  

A questão é: a levedura Pastorianus é um híbrido de duas sementes diferentes, sendo uma delas a Cerevisiae, e ninguém conseguia entender qual era a outra semente ou de onde ela tinha saído. 

Mas tudo mudou em 2011, quando pesquisadores encontraram a levedura Saccharomyces eubayanus nos Andes da Patagônia. Assim como a cepa Pastorianus, a Eubayanus também é tolerante ao frio. 

Por isso, os cientistas relacionam o estilo lager de fermentação às temperaturas mais baixas – o que faria sentido prosperar no inverno rigoroso do hemisfério norte. 

O único ponto de interrogação é que, apesar da possibilidade, a levedura Eubayanus nunca havia sido encontrada na Europa. Há registro, por outro lado, em outros lugares do mundo, como nas Américas, China, Tibete e Nova Zelândia. Então de onde veio a levedura que deu origem às cervejas lager na Alemanha? 

Sementes isoladas 

Sem grandes pretensões, pesquisadores da Universidade de Dublin isolaram sementes de Eubayanus em uma área arborizada no campus. A ideia era identificar leveduras selvagens e sequenciar seus genomas. 

A surpresa foi que as sementes prosperaram e a sequência genômica mostrou relação com a cepa ancestral Pastorianus. Em resumo, o que provavelmente aconteceu é que, há séculos, a levedura Cerevisiae cruzou com a Eubayanus, dando origem à híbrida Pastorianus. E, só por isso, temos hoje a cerveja Lager. 

Isso mostra que a espécie Eubayanus é, na verdade, nativa da Europa, em especial da Irlanda. Ao mesmo tempo, é provável que tenha vivido em outras partes do continente. 

“Nossos alunos de graduação encontraram mais de cem espécies de leveduras em amostras de solo irlandês nos últimos cinco anos, e estamos muito satisfeitos por encontrar S. eubayanus bem debaixo de nosso nariz”, disse a principal autora do artigo, Geraldine Butler.  

“Esperamos encontrar um parceiro comercial para fabricar cerveja com ela para que possamos descobrir como é o gosto original”, pontuou. 

 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas