Após quatro meses, a Microsoft demitiu toda a equipe do metaverso para indústrias. De acordo com o The Information, os 100 funcionários cortados fazem parte das 10 mil demissões já anunciadas pelo CEO Satya Nadella.
A equipe foi formada em outubro do ano passado e estava focada no desenvolvimento do metaverso corporativo da Microsoft. O grupo trabalhava em soluções para os setores de saúde e serviços financeiros. Seu principal objetivo era a criação de interfaces e softwares para interação em realidade virtual.
O time responsável pelo Mesh, o metaverso voltado para o cotidiano, segue trabalhando com os mesmos objetivos estabelecidos inicialmente. O The Information informa que a Microsoft pretende investir em projetos que ofereçam retorno financeiro de curto prazo. Na visão da empresa o metaverso para indústrias não poderia proporcionar este lucro.
Microsoft OpenAI
Enquanto realiza cortes na empresa, a Microsoft faz investimentos bilionários na OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT. A principal razão para isso é, justamente, o potencial de o chatbot baseado em inteligência artificial oferecer retorno de curto prazo. A empresa trabalha para incluir a IA em vários de seus produtos como o Teams e o buscador Bing.
Recentemente, a Microsoft também encerrou seu projeto de desenvolvimento de um headset de realidade mista, o que também pode significar um distanciamento da proposta do metaverso. A AltSspace, empresa adquirida há 5 anos pela gigante, anunciou que irá encerrar as atividades em 10 março deste ano. Os funcionários que continuarem serão direcionados para as equipes de desenvolvimento do Mesh.
A Meta Platforms é outra big tech que está investindo pesado no metaverso. Sua divisão dedicada ao desenvolvimento da tendência tem acumuldo prejuízos bilionários. Também há o cenário econômico apresentado pelos Estados Unidos nos últimos meses. Que também é uma das causas da “crise” da empresa.