Com menos de um mês do lançamento oficial do Windows 11, rumores sugerem que a Microsoft está trabalhando em uma nova versão do sistema operacional, o “Windows 11 SE”. Além disso, a empresa estaria se dedicando a um modelo de laptop Surface para concorrer com os Chromebooks do Google.

De acordo com informações, o computador mais barato se chamaria “Tenjin”, ele deve vir equipado com um processador mais acessível como o Intel Celeron N4120 quad-core, até 8GB de memória RAM, tela de 1366 × 768 de 11,6 polegadas e corpo de plástico, que reduziria os custos de produção. O dispositivo deve ter porta USB Type-C, porta USB Type-A, um conector para fone de ouvido de 3,5mm e a tradicional fonte de energia.

O dispositivo deve ser mais barato que o Surface Laptop Go de 12,4 polegadas e a ideia principal do aparelho é que seja utilizado em instituições de ensino. Estudantes optam por usar Chromebooks por ser uma opção com preços mais baixos. A Microsoft planeja investir fortemente neste segmento de laptops mais baratos, com possibilidade de negociar diretamente com escolas, o que derrubaria ainda mais o valor do produto.

A  Microsoft tem um histórico de investir em versões de sistemas operacionais de baixo custo desde a época do Windows XP. Mas agora a empresa parece concentrar seus esforços no desenvolvimento de seu próprio hardware, e não apenas fornecer seus sistemas para dispositivos produzidos por outras empresas.

Embora existam diversas informações sobre o hardware do laptop, não existem muitas informações sobre o sistema Windows 11 SE. Uma possibilidade é que ele seja semelhante ao Windows 11 em modo S que permite apenas a instalação de aplicativos da Microsoft Store, Progressive Web Apps e programas pré-instalados autorizados pelo administrador.

Assine a newsletter do Gizmodo