Milton Gonçalves, ícone da TV brasileira, morre no Rio aos 88 anos

O ator lidava com sequelas de um AVC, que sofreu em fevereiro de 2020. Relembre sua carreira
Milton Gonçalves
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O ator Milton Gonçalves morreu no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (30), aos 88 anos. Segundo a família disse ao G1, Milton morreu por volta de 12h30, em casa, por consequência de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que teve um AVC. 

Em fevereiro de 2020 o ator havia sofrido um AVC isquêmico que o deixou três meses no hospital. O caso aconteceu enquanto Milton participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Carreira 

Nascido em 9 de dezembro de 1933, em Monte Santo (MG), Milton Gonçalves tem uma longa trajetória como ator e diretor. Ainda criança, Milton se mudou com a família para São Paulo, onde fez teatro infantil e amador. Sua estreia profissional ocorreu em 1957. 

Milton foi contratado antes mesmo da inauguração da Globo, em 1965, ajudando a formar o primeiro elenco de atores da emissora. Também atuou na direção e, na função, esteve à frente de sucessos como “Irmãos Coragem” (1970), e também dirigiu os primeiros capítulos da novela “Selva de Pedra” (1972) e “Escrava Isaura” (1976), uma das novelas mais vistas no mundo.

O artista fez mais de 40 novelas, onde também atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso, é lembrado por personagens marcantes da televisão brasileira, como o Professor Leão do infantil “Vila Sésamo” (1972), o Zelão das Asas, de “O Bem-Amado” (1973), e o médico Percival, de “Pecado Capital” (1975).

Milton também participou de outras produções, como a primeira versão de “A Grande Família” (1972), “Roque Santeiro” (1985), “Tenda dos Milagres” (1985), “As Noivas de Copacabana” (1992), “Agosto” (1993), “Chiquinha Gonzaga” (1999) e muito mais. 

A atuação como Pai José na segunda versão da novela “Sinhá Moça” (2006) lhe valeu a indicação para o prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional. Na cerimônia, apresentou o prêmio de Melhor Programa Infanto-juvenil ao lado da atriz americana Susan Sarandon. Milton foi o primeiro brasileiro a apresentar o evento.

A última novela que o ator Milton Gonçalves participou na TV Globo foi “O Tempo Não Para” (2018), quando interpretou o catador de materiais recicláveis Eliseu.

Depois, ainda participou das séries “Carcereiros” (2018), “Se eu Fechar os Olhos Agora” (2019) e “Malhação Toda Forma de Amar” (2019), além de ter sido Papai Noel no especial de Natal “Juntos a Magia Acontece”, no fim de 2019. Atualmente, ele está no ar com a reprise de “A Favorita” no “Vale a Pena Ver de Novo”.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas