Uma promoção relâmpago na Play Store, loja de aplicativos do Android, disponibilizou a versão mobile de Minecraft de forma totalmente gratuita até 11 de maio.

Para baixar o jogo é preciso acessar a loja de apps, pesquisar por Minecraft e depois baixar e instalar o game. O título estará vinculado à conta do Google permanentemente e o usuário não corre o risco de precisar pagar caso tenha desinstalado e queira jogar o game no futuro.

Minecraft é um jogo de mundo aberto com visual pixelizado –uma marca registrada–, que permite aos usuários minerarem diversos tipos de matéria prima e construírem quaisquer estruturas que quiserem. Um dos pontos fortes do game é tornar executável quase tudo o que o usuário puder imaginar. Enquanto constroem seu mundo, os jogadores podem precisar se defender de alguns inimigos noturnos.

O jogo lançado em 2009 em uma versão incompleta, e depois chegou oficialmente para Windows, MacOS, Linux e Android em 2011.

Minecraft é um dos títulos mais populares já publicados e já considerado um dos maiores jogos de todos os tempos, integrando inclusive o Hall da Fama Mundial dos Games. Poucos jogos tiveram tanta influência e conseguiram se manter relevantes por tanto tempo.

Alguns países aproveitam o sucesso do jogo e o utilizam como ferramenta educacional nas escolas, para estimular crianças a estudarem temas complexos e proporem soluções dentro do universo criativo do jogo. Claro, o game não substitui os métodos tradicionais de educação, mas nos locais onde foi testado gerou interesse nos alunos foi uma eficiente ferramenta para alcançar os objetivos de aprendizagem.