Ciência

Mistério no mar: estátua de macaco é encontrada no litoral do Brasil

Após cinco anos, mergulhadores encontram (de novo?) estátua de macaco no mar em Fortaleza; ninguém sabe a origem
Imagem: Acervo pessoal (2024)/Labomar (2019)

Na manhã do último dia 25 de outubro, cinco pescadores encontraram uma estátua de macaco em concreto no fundo do mar em Fortaleza, no Ceará. Essa é a segunda vez que um caso como esse ocorre: em 2019, uma estátua com a mesma forma também foi encontrada no local. No entanto, não se sabe se o objeto é o mesmo visto anteriormente. Além disso, ninguém sabe a origem ou quem afundou a estátua no local.

De acordo com o pescador Evanir Vieira, ao g1, um membro do grupo achou o item ao mergulhar para posicionar o manzuá — uma espécie de armadilha usada na pesca. Ele estava a cerca de 16 km da Praia do Mucuripe quando foi avisado pelo mergulhador. O grupo é de Icapuí, no litoral leste do estado.

Ele conta que a estátua estava coberta de corais. Após tirarem fotos na embarcação, eles a devolveram para o mar e anotaram sua localização, próxima a um curral de pesca.

Mistério no mar

O próprio pescador já havia ouvido sobre a estátua de macaco no mar em Fortaleza. Há cinco anos, pesquisadores do Labomar (Instituto de Ciências do Mar) encontraram uma peça similar, do mesmo material, a 25 metros de profundidade, perto de um recife. Ela tinha uma corda na cintura.

O grupo estava em uma expedição de mergulho a fim de identificar e quantificar as espécies do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. O local fica a aproximadamente 18 quilômetros do Porto do Mucuripe.

Porém, como ela estava em uma área protegida para preservação ambiental, os pesquisadores não mexeram na estátua de macaco.

“Fomos para uma recife que nunca tínhamos mergulhado, descemos e vimos o que parecia ser uma figura humana, mas chegamos perto e vimos que era uma estátua de macaco”, contou o professor Marcelo Soares, coordenador do Labomar ao jornal na época.

“Ninguém sabe quem fez, e ninguém sabe quem colocou lá e nem por qual motivo. Foi super curioso”, disse Soares.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas