Morre Ivan Reitman, diretor de “Ghostbusters” e “Um Tira no Jardim de Infância”

A notícia foi confirmada pela família citando que Reitman morreu pacificamente durante o sono, de causas naturais. Confira seus principais filmes
Ivan Reitman
Imagem: Reprodução /Twitter

O diretor Ivan Reitman, eternizado com “Os Caça-Fantasmas” (Ghostbusters, 1984), morreu neste sábado (12) aos 75 anos.

whatsapp invite banner

Segundo ao The Hollywood Reporter, a família do famoso cineasta comunicou o falecimento e que foi “pacificamente” enquanto dormia em casa, de causas naturais nos Estados Unidos.

“Nossa família lamenta a perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia na vida”, diz o comunicado assinado pelos filhos do diretor, Jason, Catherine e Caroline Reitman.

Além disso, a família afirma que “nos consolamos que seu trabalho como cineasta trouxe riso e alegria para incontáveis outros ao redor do mundo. Enquanto lamentamos privadamente, esperamos que aqueles que o conheceram pelos seus filmes se lembrem para sempre dele”. Além dos filhos, Reitman também deixa a esposa, Genevieve.

Ao longo de 50 anos de carreira, Reitman acumulou 25 créditos de direção, 74 de produção e sete como escritor, de acordo com o IMDb. O cineasta também trabalhou como ator, editor e supervisor de música.

Reitman conseguiu seu primeiro sucesso da carreira como produtor, com o clássico de comédia “Clube dos Cafajestes” (1978), antes de fazer a transição para a cadeira de diretor. Após estabelecer a parceria com Bill Murray em “Almôndegas” (1979) e “Recrutas da Pesada” (1981), mas foi na franquia “Os Caça-Fantasmas” que o diretor e o ator se consagraram.

O filme arrecadou quase US$ 300 milhões em todo o mundo e ganhou duas indicações ao Oscar, criando uma franquia, incluindo spin-offs, programas de televisão e também um novo filme. 

Entre outros, Reitman repetiu a fórmula de sucesso com o ator Arnold Schwarzenegger nas comédias “Irmãos Gêmeos” (1988), “Um Tira no Jardim de Infância” (1990) e “Júnior” (1994). 

Ele também dirigiu Robert Redford em “Perigosamente Juntos” (1986), Sigourney Weaver em “Dave, Presidente por um Dia” (1993), Robin Williams e Billy Crystal em “1 Dia 2 Pais” (1997), e Harrison Ford em “Seis Dias, Sete Noites” (1998).

Nos anos 2000, Reitman diminuiu um pouco o ritmo de trabalho, mas ainda lançou “Evolução” (2001), “Minha Super Ex-Namorada” (2006, com Uma Thurman), “Sexo Sem Compromisso” (2011, com Natalie Portman e Ashton Kutcher) e “A Grande Escolha” (2014, com Kevin Costner).

Ele também recebeu uma indicação ao Oscar como o produtor de “Amor sem escalas” (2009). As últimas participações de Ivan Reitman no cinema foram em continuações de filmes que marcaram sua carreira. Ele foi produtor executivo de “Space Jam: Um Novo Legado” (2021), continuação da obra de 1996. 

Também no ano passado, ele foi produtor de “Ghostbusters: Mais Além”, sequência do longa de 1989 que estreou no ano passado, e teve direção do cineasta Jason Reitman, filho de Ivan Reitman.

Jason publicou uma foto do pai nos sets de filmagens de “Ghostbusters: Mais Além” em novembro de 2021. Confira:

https://www.instagram.com/p/CWvtqagpy_C/?utm_source=ig_web_copy_link

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas