Morre Ivan Reitman, diretor de “Ghostbusters” e “Um Tira no Jardim de Infância”
O diretor Ivan Reitman, eternizado com “Os Caça-Fantasmas” (Ghostbusters, 1984), morreu neste sábado (12) aos 75 anos.
Segundo ao The Hollywood Reporter, a família do famoso cineasta comunicou o falecimento e que foi “pacificamente” enquanto dormia em casa, de causas naturais nos Estados Unidos.
“Nossa família lamenta a perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia na vida”, diz o comunicado assinado pelos filhos do diretor, Jason, Catherine e Caroline Reitman.
Além disso, a família afirma que “nos consolamos que seu trabalho como cineasta trouxe riso e alegria para incontáveis outros ao redor do mundo. Enquanto lamentamos privadamente, esperamos que aqueles que o conheceram pelos seus filmes se lembrem para sempre dele”. Além dos filhos, Reitman também deixa a esposa, Genevieve.
Ao longo de 50 anos de carreira, Reitman acumulou 25 créditos de direção, 74 de produção e sete como escritor, de acordo com o IMDb. O cineasta também trabalhou como ator, editor e supervisor de música.
Reitman conseguiu seu primeiro sucesso da carreira como produtor, com o clássico de comédia “Clube dos Cafajestes” (1978), antes de fazer a transição para a cadeira de diretor. Após estabelecer a parceria com Bill Murray em “Almôndegas” (1979) e “Recrutas da Pesada” (1981), mas foi na franquia “Os Caça-Fantasmas” que o diretor e o ator se consagraram.
O filme arrecadou quase US$ 300 milhões em todo o mundo e ganhou duas indicações ao Oscar, criando uma franquia, incluindo spin-offs, programas de televisão e também um novo filme.
Entre outros, Reitman repetiu a fórmula de sucesso com o ator Arnold Schwarzenegger nas comédias “Irmãos Gêmeos” (1988), “Um Tira no Jardim de Infância” (1990) e “Júnior” (1994).
Ele também dirigiu Robert Redford em “Perigosamente Juntos” (1986), Sigourney Weaver em “Dave, Presidente por um Dia” (1993), Robin Williams e Billy Crystal em “1 Dia 2 Pais” (1997), e Harrison Ford em “Seis Dias, Sete Noites” (1998).
Nos anos 2000, Reitman diminuiu um pouco o ritmo de trabalho, mas ainda lançou “Evolução” (2001), “Minha Super Ex-Namorada” (2006, com Uma Thurman), “Sexo Sem Compromisso” (2011, com Natalie Portman e Ashton Kutcher) e “A Grande Escolha” (2014, com Kevin Costner).
Ele também recebeu uma indicação ao Oscar como o produtor de “Amor sem escalas” (2009). As últimas participações de Ivan Reitman no cinema foram em continuações de filmes que marcaram sua carreira. Ele foi produtor executivo de “Space Jam: Um Novo Legado” (2021), continuação da obra de 1996.
Também no ano passado, ele foi produtor de “Ghostbusters: Mais Além”, sequência do longa de 1989 que estreou no ano passado, e teve direção do cineasta Jason Reitman, filho de Ivan Reitman.
Jason publicou uma foto do pai nos sets de filmagens de “Ghostbusters: Mais Além” em novembro de 2021. Confira:
https://www.instagram.com/p/CWvtqagpy_C/?utm_source=ig_web_copy_link