O que muda em “The Crown” com a morte da Rainha

Lançada em 2016, a série "The Crown" acompanha o reinado da Rainha Elizabeth e os escândalos da família real ao longo dos anos. Série fez uma pausa em suas gravações em respeito à monarca
The Crown
Imagem: Divulgação/Netflix

A morte da Rainha Elizabeth 2ª nesta quinta-feira (8) criou uma dúvida na cabeça dos fãs de “The Crown”, da Netflix. A série acompanha várias gerações da monarca britânica, além dos escândalos da família real ao longo dos anos. Com a morte da principal membro da realeza, é possível que o título sofra alterações? Para começo de conversa, a produção da 6ª e última temporada de “The Crown” será pausada.

A série fez uma pausa em suas gravações como uma forma de respeito à rainha Elizabeth II. A informação foi confirmada pelo criador do seriado, Peter Morgan, ao Deadline. “’The Crown’ é uma carta de amor para ela e não tenho nada a acrescentar por enquanto, apenas silêncio e respeito”, afirmou Morgan ao portal. Em seguida, comentou sobre as gravações: “Espero que paremos de filmar por respeito também”.

Em 2016, o produtor executivo Stephen Daldry já havia comentado, ao mesmo site, sobre uma possível paralisação da série no caso de morte da rainha Elizabeth II: “Nenhum de nós sabe quando esse momento chegará, mas seria certo e apropriado mostrar respeito à rainha. Seria uma singela homenagem e um sinal de respeito. Ela é uma figura global, e é isso que devemos fazer”.

Ainda não se sabe qual é o rumor da série, mas os produtores garantiram que foram preparados caso a morte da Rainha realmente acontecesse. “Nós temos a nossa própria versão da ‘Operação London Bridge’”, confessou o funcionário de The Crown ao The New York Post. “Isso é particularmente pertinente caso [a morte] ocorra durante as filmagens. Elas serão imediatamente interrompidas por pelo menos uma semana se estivermos trabalhando. Depois serão iniciadas algumas discussões sobre a retomada”, acrescentou.

Criada pelo governo britânico na de 1960, a operação London Bridge envolve um sistema de protocolos para a morte da rainha, incluindo as pessoas que deverão ser avisadas e orientações sobre como proceder diante da morte da monarca. Os produtores, portanto, assim como o governo britânico, já tinham planos sobre lidar com o falecimento.

Elenco

Vale lembrar que três atrizes já interpretaram a monarca em “The Crown”: Claire Foy (nas temporadas 1 e 2), Olivia Colman (temporadas 3 e 4). Atualmente, para as 5ª e última temporadas, Imelda Staunton será a intérprete.

Até o momento, todos os personagens anunciados manterão seus papéis na 6ª temporada, que, na teoria, deveria terminar com os personagens em 2002 – ano em que Elizabeth perdeu a rainha-mãe e a princesa Margaret.

Porém, haviam boatos de que o criador da série, Peter Morgan, já planejava estender a trama até 2005, ano em que Charles se casou com Camilla Parker Bowles. “É uma mudança pequena, mas significativa, porque é vista como o início de uma era que se torna mais focada nos príncipes William e Harry e seu pai”, disse um insider ao jornal The Sun. “O casamento de Charles e Camilla é tratado como o fim de um período turbulento na história dos Windsor e o início de um novo”, completou.

Além disso, Morgan chegou a revelar que era possível que a série não chegasse até os dias atuais — portanto, a morte da Rainha não alteraria o cronograma original da série. A quinta temporada, afinal nem sequer estreou ainda. Os novos episódios já foram todos gravados e estão previstos para estrear em novembro deste ano na Netflix. Já a 6ª temporada, que será a última da série, ainda não tem data de estreia definida.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas