No passado, os usuários de fones Bluetooth atraíram a ira de muitas pessoas, e com razão: eles parecem berrar consigo próprios enquanto falam alto com outra pessoa. E os fones raramente eram bonitos ou discretos. A Motorola acredita que pode mudar isso com o Moto Hint.

Trata-se de um fone bem pequeno que se encaixa no ouvido. A Motorola diz que ele fica confortável e pode ser usado por horas a fio. Eu encaixei um Hint no meu ouvido e gostei: dá um pouco de trabalho ajustá-lo pela primeira vez, mas ele não penetra demais no ouvido, e ainda assim fica firme.

O Hint se prende ao ouvido usando sua ponta interna. Há duas opções de pontas, uma maior e outra menor; basta girar a ponta para retirá-la e substituí-la.

Gizmodo

Comandos de voz

Uma vez no seu ouvido, você pode começar a usar. A parte externa usa toque capacitivo para ativar os comandos de voz: ele é compatível com qualquer celular com Bluetooth, e se integra aos assistentes de voz do iOS, Android e Windows Phone – assim como a maioria dos fones Bluetooth. Dessa forma, você pode enviar comandos para a Siri, Google Now ou Cortana.

Mas com o novo Moto X, o Hint tem algumas funcionalidades adicionais. A principal é poder falar com ele a qualquer momento: em uma demonstração, um funcionário da Motorola disse “listen up Moto Hint” e ele se ativou automaticamente. (Com outros smartphones, é preciso tocar no fone.) Ele também lê as notificações que você receber do Moto X, e ainda o coloca em modo silencioso, para você não receber as mesmas notificações em dois lugares diferentes.

Bateria

O Moto Hint é esperto: ele detecta que está fora do ouvido e se desliga automaticamente, e volta a ficar ativo quando você o insere na orelha.

Gizmodo

E a Motorola criou um recurso bacana para recarregar a bateria do Moto Hint: você o encaixa dentro de uma cápsula e a fecha. Começa então a piscar uma luz, indicando que o fone está sendo carregado. A cápsula tem uma bateria interna que você carrega via microUSB.

O Moto Hint me fez lembrar de um projeto do Kickstarter que discutimos aqui: o Earin, fone de ouvido Bluetooth intra-auricular que recarrega a bateria em uma cápsula. Obviamente, não estou sugerindo que um copiou do outro – a Motorola diz que vem trabalhando neste projeto há anos – mas ambos os produtos apontam para um futuro no qual fios podem ser desnecessários para os fones.

Gizmodo

Uso

No entanto, eu ainda tenho dificuldade em ver um apelo mais geral para o Moto Hint. Com o novo Moto X, ele recebe e lê suas notificações, semelhante a um smartwatch – porém menos prático.

Concordo que ele pode ser bem útil em cenários específicos. O engenheiro da Motorola que vem testando este fone internamente é cego, e me diz que o Hint ajuda na hora de usar o smartphone. O Android inclui um sistema de acessibilidade que diz em voz alta o que você está tocando na tela – só que todo mundo consegue ouvir. Com o Hint, só você vai ouvir.

Se você já estava interessado em usar um fone Bluetooth, o Hint pode ser interessante, mas apesar de seus avanços, ele ainda parece voltado para um nicho. O Moto Hint chega aos EUA no quarto trimestre custando US$ 150; ele estará disponível no Brasil até o final do ano, ainda sem preço definido.

O Gizmodo Brasil viajou para Chicago a convite da Motorola.