Movimento da Lua ocultará Marte na próxima quinta (8)
As primeiras horas da quinta-feira (8) serão marcadas por um evento astronômico para lá de especial. Na data, será possível acompanhar a Lua encobrindo Marte — um fenômeno conhecido como ocultação lunar.
O episódio está programado para ocorrer perto das 5h58 no horário de Brasília. Marte desaparecerá atrás do hemisfério ocidental do satélite e reaparecerá cerca de uma hora depois, por trás do lado oriental.
Infelizmente, o fenômeno não será visível do Brasil. A sorte ficará para aqueles que vivem ou estão visitando o norte da Europa, Groenlândia, América do Norte e norte da África.
Não é a primeira vez que o satélite encobre Marte. Na verdade, isso acontece várias vezes por ano não apenas com o planeta vermelho, mas também com outros corpos do Sistema Solar. A visibilidade do evento, por sua vez, é o que o torna raro para os olhos humanos.
Aqueles que tiverem a chance de acompanhar a ocultação lunar conseguirão assistir ao espetáculo a olho nu. Se você estiver em alguma das localidades favoráveis, procure assistir ao evento em um campo aberto e com pouca poluição luminosa. Aplicativos de astronomia como o Carta Celeste e o Stellarium podem ajudar nisso.
Caso você não esteja em um lugar ideal para a observação, não precisa desanimar. Na data, Marte alcançará o ponto mais próximo da Terra e estará totalmente iluminado pelo Sol, o que permitirá que os observadores o vejam no céu noturno durante a noite toda.
Telescópios de tamanho médio devem ajudá-lo a observar o planeta vermelho em seus mínimos detalhes. Esta lista que fizemos aqui Giz Brasil lista os melhores do mercado.