Múmia de 800 anos é encontrada em mochila de delivery de homem peruano
A polícia peruana se surpreendeu ao abrir a mochila de delivery de um homem chamado Julio César Bermejo. O jovem de 26 anos não levava nem pizza e muito menos hambúrguer em sua bagagem. Na verdade, havia ali uma múmia pré-hispânica, datada de 600 a 800 anos atrás.
O episódio surpreendente ocorreu no parque de Puno, no sul do Peru. O rapaz estava bêbado no momento da abordagem e disse às autoridades que a múmia acompanhava a sua família há 30 anos. Segundo Bermejo, os restos mortais foram adquiridos por seu pai, mas a forma como isso ocorreu não foi especificada.
“Em casa, ela fica no meu quarto e dorme comigo. Eu cuido dela e a mantenho. Ela é como minha namorada espiritual”, disse Bermejo à imprensa local. A múmia tem até mesmo um apelido carinhoso: Juanita.
Mas Juanita não era uma mulher. Tratava-se de um corpo masculino com cerca de 1,51 m de altura. O homem morreu por volta dos 45 anos de idade e teve seu corpo colocado em posição fetal e envolvido por bandagens.
O ritual é típico de muitos enterros pré-hispânicos encontrados na área. De acordo com o Ministério da Cultura do Peru, o homem morava provavelmente na zona leste de Puno, região nos Andes peruanos, a cerca de 1,3 mil km de Lima.
Por último, Bermejo disse à polícia que não tinha intenção de vender a múmia. Ele alega que queria mostrar os restos mortais a dois amigos antes que o corpo fosse doado a um museu. Os três envolvidos foram detidos e estão agora sendo investigados por possíveis crimes contra o patrimônio cultural do país.