Apesar de a Guerra na Ucrânia estar sob os holofotes da mídia internacional, existem hoje vários países envolvidos em conflitos armados ao redor do mundo. Muitos deles estão ocorrendo há várias décadas.
Na prática, a guerra é caracterizada por um estado de conflito armado entre países ou diferentes grupos de um mesmo país. A hostilidade pode ser motivada por poder, nacionalismo, religião, revolução política e/ou por ganhos econômico ou territorial. Nem todas essas guerras ocorrem entre exércitos ou são formalizadas por meio de declarações oficiais.
Um exemplo de antigo conflito armado é a guerra civil em curso em Mianmar – localizado no sul da Ásia –, e que vem se arrastando desde o ano de 1948. Estima-se que mais de 13 mil pessoas morreram somente no ano passado, e tem envolvido a luta entre várias facções étnicas, desde que o país conquistou a independência do Reino Unido.
No Afeganistão, a luta contínua entre o Talibã e outras facções locais, após a evacuação das tropas dos EUA e da ONU, em 2021. Também há uma guerra civil na Etiópia, envolvendo uma sangrenta tensão entre partidos políticos conflitantes. Em ambos países, o número de baixas passa dos milhares em 2022.
Também há conflitos envolvendo terroristas insurgentes – que lutam contra o poder estabelecido – em vários países africanos, como Mali, Nigéria, Somália, Sudão, República Democrática do Congo, entre outros. A mesma insurgência também pode ser vista no Iraque, em meio a agitação política após o fim da guerra com os EUA.
Além disso, há uma guerra civil ocorrendo há décadas na Colômbia, motivada pela disputa de poder entre liberais, conservadores e socialistas, além da luta contra as drogas. No México, as drogas também têm forçado o governo do país a lutar contra cartéis poderosos e violentos do narcotráfico. Somente este último conflito já causou a morte de 350 mil pessoas.
O mapa da guerra
O site World Population Review montou o mapa abaixo, em que destaca os países que estão em guerra na atualidade. Uma versão interativa pode ser consultada diretamente em seu site (link aqui).