_Tecnologia

NASA se prepara para testar novo avião supersônico silencioso

Avião experimental deve ser o mais silencioso de todos os tempos e pode ressuscitar planos de voos supersônicos para passageiros

NASA se prepara para testar novo avião supersônico silencioso

Imagem: Lockheed Martin/Reprodução

A NASA pretende testar um novo avião silencioso capaz de quebrar a barreira do som sem criar um enorme estrondo sônico — como acontece atualmente em outras aeronaves do tipo. Segundo a revista New Scientist, o voo deve acontecer já no início de 2023.

O avião de pesquisa – batizado X-59 – é desenvolvido a partir de uma parceria entre a NASA e a empresa norte-americana Lockheed Martin. O projeto envolveu criar uma aeronave mais comprida e com superfícies estrategicamente aerodinâmicas, com o objetivo de evitar (ou atenuar) que as ondas de choque no ar criadas pelas velocidades supersônicas atinjam o solo.

Se funcionar, o X-59 pode ser o precursor de uma nova linha de aviões militares e comerciais, incluindo a possibilidade de oferecer voos supersônicos intercontinentais para passageiros – da mesma forma como acontecia com o aposentado Concorde.

No vídeo abaixo, a Lockheed Martin mostra um timelapse da construção da aeronave experimental.

A expectativa é que o novo avião gere sons de apenas 75 dB (decibéis), algo próximo do barulho de um aspirador de pó ou de uma motocicleta. A título de comparação, o Concorde emitia barulhentos 105 dB, mas ele só podia voar em velocidades supersônicas enquanto estivesse longe de áreas habitadas.

Atualmente, a ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) conta com normas rígidas que impedem que aviões supersônicos voem próximo de cidades – o que pode incomodar pessoas e animais. Caso a NASA e a Lockheed Martin tenham sucesso, o X-59 poderá ser um divisor de águas, permitindo uma revisão na regulamentação de aeronaves supersônicas.

O X-59 deve decolar de Palmdale, uma pequena cidade norte-americana próxima de Los Angeles. A ideia é que a aeronave sobrevoe comunidades selecionadas dos EUA para saber como as pessoas percebem o som gerado durante o voo supersônico.

Os dados coletados nesses voos serão apresentados até 2028, quando a NASA pretende entrar junto à ICAO com uma proposta de alteração da regulamentação do ruído das aeronaves supersônicas sobre regiões povoadas, tanto nos EUA quanto internacionalmente.

Sair da versão mobile